Mulheres garantem renda e se destacam com produção de café especial no Paraná

Agência Estadual

No Paraná, o café tem um aroma a mais: é uma história feminina e do grupo Mulheres do Café. Com foco nos cafés especiais, o projeto, nascido no Norte Pioneiro, reúne cafeicultoras para transferência de tecnologias e informações com a intenção de aumentar a qualidade, agregar valor à produção e valorizar o trabalho feminino na agricultura. Além do Norte Pioneiro, o projeto, criado em 2013, já está presente no Vale do Ivaí e prevê mais expansões.

Para a produtora Elielce Monteiro, que acompanhou seus avós e seus pais na produção de café, a oportunidade de participar do projeto fez ela ganhar forças para continuar com o trabalho da família. Ela adquiriu, além de conhecimento técnico, mais autoconfiança.

“Participar deste grupo foi transformador. Agora tenho a certeza de que devo e posso seguir na produção de cafés, mesmo com tantos desafios enfrentados, principalmente, por ser mulher”, afirma Elielce. “O projeto trouxe para mim o autoconhecimento. Hoje sei que eu atuo melhor nos bastidores, mas também sei que os bastidores são tão importantes quanto o palco”.

O projeto tem a intenção de valorizar o trabalho feminino na agricultora através de uma equipe multisciplinar que oferece cursos para o desenvolvimento pessoal das agricultoras. De acordo com o último Censo Agropecuário divulgado pelo IBGE, em 2017, 19% de todos os estabelecimentos agropecuários no Brasil são comandados por mulheres. O número aumentou desde o Censo anterior, em 2016, quando as mulheres comandavam 13% das propriedades rurais do País.