Movimento para abastecer navios cresce no Porto de Paranaguá

Agência Estadual

A quantidade de navios que chegam para abastecimento se destaca na programação operacional da Portos do Paraná. O serviço tem aumentado em volume e número de procedimentos. No último mês de janeiro, 50 embarcações abasteceram no Porto de Paranaguá, com um total de 27.737 toneladas de combustível. No mesmo período, no ano passado, foram 30 navios e 16 mil toneladas fornecidas.

A expectativa é que o movimento siga crescendo. Em fevereiro de 2021, 47 navios abasteceram no porto paranaense. Este mês, no entanto, deve fechar com o fornecimento de combustível a 69 embarcações. O fornecimento de combustível no Porto de Paranaguá chama atenção do mercado pela qualidade, segurança e eficiência nesse serviço de apoio.

Segundo o diretor de Operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior, na região Sul do Brasil apenas o porto paranaense e Rio Grande fornecem o “bunker”, como é chamado o produto usado para abastecer as embarcações, VLSFO 0,5% (Óleo combustível com baixo teor de enxofre, 0,5%). “Além de ser considerada um comércio de exportação, no caso do combustível a operação movimenta a economia local com a aquisição de suprimentos e geração de impostos para a região”, afirma.

Entre os que solicitam programação para abastecimento no Porto de Paranaguá, estão navios que já operam em terminais paranaenses ou embarcações que chegam apenas para “bunker”. Nos portos do Paraná, a Petrobras é a única fornecedora de combustível para o abastecimento de navios. A empresa que presta esse serviço para a estatal brasileira é a Navemestra, do Grupo Bravante.