Laboratório da UEM chega a 100 mil análises de combustíveis

Agência Estadual

O Laboratório de Análises de Combustíveis (LAC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa sua maioridade neste sábado (5). São 18 anos de prestação de serviços por meio da análise de combustíveis e biocombustíveis em Maringá e região, identificando a qualidade do material em estudo de acordo com normas nacionais e internacionais.

A proposição de criação do LAC foi motivada pela alta adulteração de combustíveis em Maringá. Neste período, o LAC, vinculado ao Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap) da UEM, analisou aproximadamente 100 mil amostras de combustíveis, média de 500 mensais.

Com uma infraestrutura e equipe técnica qualificada, formada por cinco pessoas, o laboratório possui acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro, e licença de operação fornecida pelo Instituto Água e Terra (IAT).

O LAC colabora com pessoas jurídicas e físicas, mantendo contrato ativo desde o início de criação com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Maringá e de outras regiões, assegurando a qualidade dos produtos comercializados pelos postos e distribuidoras de combustíveis.