Jussara é a segunda cidade da região a decretar estado de emergência hídrica

Da Redação

Aderindo à iniciativa de outras cidades do Estado, a prefeitura de Jussara também decretou estado de emergência em decorrência da irregularidade de chuvas e a crise hídrica. O documento foi assinado pelo prefeito Robison Pedroso, nesta sexta-feira, 7, e tem validade inicial de 180 dias. Essa é a segunda cidade da macrorregião que segue o decreto do Governo Estadual. No dia anterior, Japurá assinou o decreto.

De acordo com o prefeito Robson Pedroso, desde o início de 2021, a população do município tem sofrido constantemente com falta de água, o que tem prejudicado também as produções agrícolas e agropecuárias.

“Conversando com profissionais da rede agrícola, percebemos que o decreto vai ajudar os produtores a conseguir mais prazos e empréstimos para pagar suas dívidas, podendo assim planejar a próxima safra. E o nosso principal objetivo é dar apoio a esses agricultores que tiveram tanto prejuízo com esse longo período de seca”, afirma o prefeito.

Mais cidades do interior do Paraná também estão sofrendo com a falta de chuva. Marechal Cândido Rondon decretou estado de emergência após a constatação de perda de mais de 85% da produção de milho. Toledo, Maripá, Quatro Pontes e Pato Bragado também aderiram ao decreto.