Japurá e São Manoel do Paraná têm melhores desempenhos no Ideb na região

Japurá e São Manoel do Paraná são os municípios que tiveram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019. Os resultados foram apresentados na manhã de hoje, 15, pelo Ministério da Educação e mostram que quase 60% dos municípios da região conseguiram atingir as metas definidas para 2019.

O Ideb é realizado a cada dois anos. O índice é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Em 2017, a nota do Brasil foi 5,8 nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse ano a nota foi de 5,9. No Paraná, a média estadual nesta etapa da educação básica ficou em 6,8 o melhor desempenho do Brasil.

O índice mais alto entre os 11 municípios do Médio Noroeste do Paraná ficou com Japurá, que atingiu 7,3 o melhor resultado regional. Porém, o desempenho da cidade ficou estagnado, já que em 2017, o a nota obtida foi a mesma. Mesmo assim, o índice atingido pelos estudantes da cidade ficou bem acima da meta projetada para 2019 (6,5) e prevista ainda em 2007, primeiro ano do levantamento.

Já São Manoel do Paraná tem um dos melhores sistemas públicos de educação básica do interior do Estado. São quase R$ 2 mil gastos por cada aluno matriculado da rede municipal. Tamanho investimento foi refletido no Ideb deste ano. A cidade teve o segundo melhor desempenho com índice 7,2 e dando um salto de 0,9 pontos de 2017 para cá. A meta prevista para 2019 era de 6,4.

Entre os 11 municípios da região, apenas dois tiveram desempenho inferior a 2017. São os casos de Rondon que caiu de 6,6 em 2017 para 6,1 em 2019, e Jussara que caiu de 6,7 para 6,2. Indianópolis não apresentou nota no índice e Tuneiras do Oeste, assim como Terra Boa, mantiveram seus índices de dois anos: 5,7 e 7,2, respectivamente.

Cianorte, maior cidade da região com pouco mais de 83 mil habitantes, e polo regional do Médio Noroeste, atingiu índice 6,7. O desempenho é só 0,1 ponto superior ao índice atingido em 2017. Mesmo assim, a Capital do Vestuário teve desempenho superior à meta prevista para 2019 que era de 6,3.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.