INSS: Greve dos médicos peritos suspende atendimento em Cianorte

Da Redação

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) entrou em greve nesta-terça nesta, 8, em todo o país. Com um único médico perito em Cianorte, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisará remarcar os atendimentos agendados entre os dias 8 e 9 de fevereiro.

Em ofício enviado ao ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzon, os médicos peritos pedem recomposição salarial de 19,99% para recuperar as perdas com a inflação de 2019 a 2022. Além disso, reivindicam melhores condições de trabalho, como o máximo de 12 atendimentos presenciais por dia, realização imediata de concurso público, readequação das agências da Previdência Social que foram reabertas sem as condições sanitárias apropriadas e o fim da “teleperícia”.

No último dia 31, quando os profissionais também cruzaram os braços em protesto contra o governo, foram afetadas 25 mil perícias, de acordo com estimativa da ANMP. Em dois dias, esse número pode chegar a 50 mil.

Em Cianorte, a agência trabalha com portões fechados desde o início da pandemia. Os atendimentos só podem ser realizados através do telefone 135.

De acordo com uma portaria do INSS publicada em setembro de 2021, quem não for atendido devido a paralisações de servidores deve ter o atendimento remarcado até às 12h do dia seguinte ao cancelamento da perícia.

INSATISFAÇÃO

Funcionários públicos federais confirmaram a previsão de uma greve geral para o dia 9 de março. Eles pedem reajuste salarial de cargos do governo de Jair Bolsonaro (PL), mas também do Judiciário e do Legislativo. Os trabalhadores reclamam que o presidente manteve a previsão de reajuste salarial apenas para os policiais federais ao sancionar o orçamento de 2022.

O INSS foi um dos órgãos mais afetados com o corte da verba, com a perda de R$ 988 milhões.