Inmet emite alerta laranja com ventos de até 100 km/h para o Paraná e Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soltou nesta manhã de quarta-feira, 14 de outubro, um alerta laranja de tempestade para o Paraná e Santa Catarina.  O alerta tem validade de 24 horas e prevê ventos intensos de até 100 quilômetros por hora para toda a região. 

Estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

De acordo com informações do instituto, em caso de rajadas de vento, o ideal é que as pressoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é indicado que veículos sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Quem estiver em casa, deve desliguar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Segundo o boletim do Simepar, a tarde é de sol, quente e abafada na maioria das cidades do Paraná. No entanto, entre os setores oeste e sudoeste do Estado aumenta rápido o risco de temporais, pois o calor contribui na formação de aglomerados convectivos e, ao mesmo tempo, áreas de instabilidade deslocam-se dos países vizinhos em direção às regiões de fronteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *