Indianópolis recebe apoio para ações de resposta a desastres naturais

Da Redação com Assessoria

 A Prefeitura de Indianópolis vai receber recursos federais para ações de resposta às fortes chuvas que atingiram a região no fim do mês de outubro. A Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que autoriza o repasse foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 16.

Serão investidos R$ 26,6 mil na compra de cestas básicas, colchões e kits dormitórios contendo lençol, fronha e travesseiro.

Indianópolis e mais 14 municípios sofreram impactos causados por queda de granizo no dia 23 de outubro.

Na semana do temporal, a Defesa Civil Nacional enviou duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas acompanhadas por vendaval ou queda de granizo.

Os técnicos deram apoio aos municípios afetados nos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e de recursos para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

Desde então, além de Indianópolis, Moreira Sales e outras 13 cidades do estado tiveram a situação de emergência reconhecida – Cruzeiro do Oeste, Santa Izabel do Oeste, Nova Londrina, Ramilândia, Japurá, Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu, Terra Rica, Farol, Ourizona, Rondon, Paranavaí e São Miguel do Iguaçu.

COMO SOLICITAR RECURSOS

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao MDR. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.