Incidência de acidentes em cruzamento pede instalação de semáforo no centro

Da Redação

Em menos de um mês da liberação do trecho de prolongamento da Avenida Souza Naves, no ponto em que a via cruza Avenida América, outra via de grande fluxo de veículos no novo centro de Cianorte, o cruzamento apresenta um índice de acidentes considerado alto e perigoso.

Somente neste fim de semana, duas pessoas ficaram gravemente feridas em colisões no local. A Diretoria de Trânsito (Diretran) diz que as obras de sinalização estão finalizadas, mas que um semáforo que será instalado no local em até 15 dias para auxiliar no controle do fluxo de veículos.

Para evitar novos acidentes, uma viatura da Fiscalização de Trânsito esteve ontem, 12, naquele ponto. A equipe passou boa parte do dia dando orientações , no local. A medida deve permanecer até a instalação do semáforo, segundo o coordenador do Diretran. “Estamos com a tramitação interna com a prefeitura para instalar o semáforo, mas enquanto isso nós precisamos controlar o fluxo intenso de veículos”, conta o Carlos Eduardo de Oliveira.

Quem usa as avenidas tem dificuldades para entender a sinalização, e muitos deles desrespeitam a preferencial.

“Eu vejo que o novo centro vai facilitar muito o acesso, contudo a ausência de sinalização, e a logística das vias acabam confundindo muitos motoristas. Por exemplo, a semi-rotatória, que apresenta dois sentidos, e quando há necessidade de conversão para quem deseja seguir sentido ao antigo centro, o que fazer?”, questiona um motorista usuário do local.

Para alguns motoristas, a falta de um redutor de velocidade é o que causa insegurança para utilizar a via. “Deveria ter um quebra-molas pelo menos, eu não consigo entender qual é minha preferencial, e mesmo em minha via, algumas pessoas não sinalizam corretamente e invadem a pista”, conta Paulo Alan Barroso, operador que passa pelo local todos os dias para ir trabalhar.

ACIDENTES

O cruzamento com maior índice de acidentes em Cianorte é da Avenida Leopoldina com Avenida Souza Naves. Três colisões em menos de 30 dias. Todos envolveram carros e motocicletas, com quatro pessoas encaminhadas para atendimento médico.

Segundo o Pelotão de Trânsito da 5º Companhia Independente da Polícia Militar, em Cianorte, outros dois acidentes foram registrados no cruzamento da Avenida América com Souza Naves. Ambos envolveram carro e moto e com vítima em estado grave em ambas as situações. E esse número de acidentes pode ser ainda maior, se for considerados as colisão de pequena monta, já que o boletim de ocorrência só é registrado quanto há feridos do local.

OBRA

A intervenção na Avenida Souza Naves foi feita pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A obra foi iniciada em novembro de 2019. O projeto do novo centro prevê melhorias nas vias para desafogar o trânsito no miolo da cidade, principalmente nos horários de pico. A liberação para o trafego e sinalização horizontal e vertical aconteceu em junho desse ano.

A intervenção foi importante para melhorar a mobilidade da cidade, pois permite acesso dos motoristas a avenidas importantes, rodoviárias, além de regiões mais distantes, como a Vila 7, e para  quem chega á cidade pela rodovia PR-323.