IFPR é lançado em Cianorte com  investimento de R$ 30 milhões  

Da Redação com Assessoria

O Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma realidade em Cianorte. O lançamento do campus aconteceu na manhã de ontem, 08, durante uma solenidade que contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu (PT), reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, prefeito Marco Franzato,  prefeitos e autoridades regionais.

A solenidade ocorreu no auditório do paço municipal, após o anúncio de que o município estaria entre os 100 contemplados, em todo o país, para receber a unidade educacional, com investimentos na ordem de R$ 30 milhões, entre construção e aquisição de equipamentos.

“O sentimento é de gratidão a todos os envolvidos nessa conquista, que representa a realização de um sonho. O IFPR é uma instituição muito respeitada em nosso estado e, por conta disso, requisitada pelos municípios. Para viabilizar a unidade em nossa cidade, vamos doar um terreno com área de aproximadamente 50 mil metros quadrados e trabalhar duro para que as instalações sejam providenciadas o mais rápido possível”, garantiu o prefeito de Cianorte, Marco Franzato.

“Temos na Amenorte cerca de 170 mil habitantes que serão impactados positivamente pelo IFPR, uma vez que nossos jovens terão na região um ensino de qualidade, gratuito, que os ajudará a se colocar no mercado de trabalho”, completou o prefeito de São Manoel do Paraná e presidente da Amenorte, Agnaldo Trevisan.

O deputado federal, Zeca Dirceu, falou sobre o trabalho político para a obtenção do campus e a sua importância. “O Paraná foi contemplado com cinco unidades, sendo duas delas no Noroeste, o que nos deixa muito orgulhosos. O IFPR possui um alto padrão de qualidade no ensino e sempre desponta entre as melhores instituições do país. Agradeço a confiança da população da Amenorte e reafirmo meu compromisso com a região”, afirmou o parlamentar.

“Vimos em Cianorte uma cidade pujante e promissora. Por isso, lançar um campus do IFPR no município é motivo de muita alegria e satisfação. Estamos nos organizando para que seja rapidamente implantado, possibilitando que os estudantes tenham acesso a cursos que vão desde a educação básica até a pós-graduação”, defendeu o reitor do IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira.

Durante o início, escolas municipais compartilharão parte de sua infraestrutura administrativa, salas de aulas, ginásios de esportes, entre outros, para o funcionamento das primeiras turmas. Na sequência, o Município fará a doação de um terreno com área de 52.508,40 metros quadrados, situado na Rua Manuel Bandeira, Residencial Belas Artes.

Já na última etapa, a administração municipal buscará a destinação de recursos do Governo Federal e de emendas parlamentares para a construção predial solicitada pelo IFPR. Neste formato, as atividades podem começar de imediato, enquanto as instalações definitivas são providenciadas. Os cursos a serem implantados estão entre os 250 disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Em reunião realizada entre representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cianorte (Codec), do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e de Inovação (CMCTI), da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC) e do Poder Público Municipal, foi elaborada a proposta de que a escolha dos cursos tenha como base os eixos de Controle e Processos Industriais; Produção Industrial; Informação e Comunicação; e de Produção Alimentícia. Conforme o estudo para a criação do campus, a unidade cianortense deverá contar com 40 docentes e 26 técnicos administrativos, podendo atender até dois eixos tecnológicos e em torno de 800 alunos.