Hortifrutigranjeiros discutem criação de cooperativa agrícola

Da Redação

Produtores de hortifrutigranjeiros  de 11 municípios que pertencem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte) participaram de uma reunião na sexta-feira, 15, para discutir a criação de uma cooperativa dos agricultores da região. O encontro aconteceu na Casa da Cultura, em São Tomé, e contou com a presença de produtores e os secretários de Agricultura e Abastecimento de cada município da Amenorte.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Amenorte. O Objetivo é criar uma nova cooperativa, como resultado da fusão de diversas pequenas associações de cidades vizinhas, e adesão de novos produtores rurais da região. Até o momento, 200 produtores já apresentaram interesse em participar do projeto. Os grupos maiores pertencem a Cianorte e São Tomé.

A cooperativa deve iniciar suas atividades trabalhando principalmente com hortaliças e frutas, mas conforme for conquistando mercado, deverá ampliar o seu portfólio para ovos, pescados, mel, e outros. A parceria vai facilitar que esses produtores tenham acesso a programas governamentais de compras regulares, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Compra Direta Paraná, do Governo do Estado.

“O Mercado Institucional (compras do poder Público) Federal, Estadual e Municipal, será o ponta-pé inicial para a comercialização. Temos os dados desse mercado para o ano 2021 que se aproximam a R$ 6 milhões de reais, considerando os 11 municípios da Amenorte, e apenas cerca de 400 mil reais são produzidos e entregues pelos produtores da região. O restante vem de outras regiões” explica o engenheiro agrônomo e coordenador de Projetos em Cianorte, Rafael Meier de Mattos.

A Prefeitura de Cianorte ofereceu um espaço para processamento e distribuição dos produtos, e outras pequenas associações demonstraram interesse em compartilhar equipamentos e materiais. A nova cooperativa deve ser formalizada até dezembro.

A primeira reunião aconteceu no dia 27 de agosto, deste ano, após vários prefeitos procurarem o IDR-Paraná para organizar grupos de produtores em seus municípios. Durante a reunião, produtores e técnicos elaboraram a proposta de uma organização regional visando evitar um processo de concorrência entre os agricultores familiares da região e criar um ambiente de colaboração para que possam alcançar os mercados regionais.

Decisões como área de produção e valores dos produtos, devem ser discutidas em grupo, durante as próximas reuniões.

“A cooperativa vai potencializar a produção de cada município.  São Tomé tem facilidade na produção de alface e hortaliças, Tapejara é especializado em tomate. Haverá uma diversificação dos produtos, e garantia de entrega da produção”. Explica o presidente da Amenorte, Rodrigo Pezão.