Geração de emprego em Cianorte segue com saldo positivo

Da Redação

Mais uma vez a Capital do Vestuário fechou o mês com saldo positivo na geração de emprego. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nessa quinta-feira, 26, o saldo de 151vagas foi resultado de 893 admissões contra 742 desligamentos no mês de julho.

A média da balança vem se mantendo positiva desde o início do ano. Em sete meses Cianorte abriu 6.631 novos postos de trabalho, e número de demissões foi de 5.520, um saldo positivo de 1.111 contratações.

Assim como no mês passado, o setor que puxou a alta na geração de emprego foi o de serviços, agora acompanhado da indústria, ambos com um saldo de 95 contratações em julho. Diferente do mês anterior, quando nenhum setor fechou com saldo negativo, o comércio demitiu 206 trabalhadores e contratou 189, fechando o mês em -17.

Os homens foram os que ocuparam a maior parte das vagas de empregos em julho: 81. As mulheres ocuparam 70, ambos com maioria entre 18 e 24 anos, e com ensino médio completo. Adultos entre 40 e 49 anos formam a segunda faixa etária mais contratada.

MICRORREGIÃO

Na microrregião, que abrange Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, Tapejara, Tuneiras do Oeste, e Terra Boa, o mês de julho foi positivo, com 556 admissões, e 503 demissões, um saldo de + 204. A cidade que mais de destacou em geração de emprego foi Tapejara que abriu 125 novos postos e encerrou 91 contratos de trabalho. Um saldo de mais 34.

A lista de cidades que encerraram o mês com saldo negativo contemplam Rondon com -9, Tuneiras do Oeste com -6, e Terra Boa com -29. O restante apresentou saldo positivo.

Ao todo, 44.818 pessoas trabalham com a carteira assinada, em Cianorte, e região.