Geada transforma gramado do Parque Cinturão Verde em atração de inverno

Da Redação

O gramado da pista de caminhada da Avenida Piauí, na Zona 3, em Cianorte, se transformou em ponto turístico para os moradores, assim como diversos pontos da cidade, que amanheceram cobertos de gelo, por conta da geada que atingiu a região na madrugada de sexta-feira, 30. Quem passou pelo local aproveitou para tirar fotos.

A grama, os brinquedos, e até as lixeiras estavam congeladas. Segundo o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), os termômetros chegaram a registrar 3°C, e sensação térmica negativa. Durante o dia a temperatura chegou aos 16°C.

De acordo com o instituto de meteorologia, a onda de frio que atinge o estado é comparável com a que passou pelo estado há oito anos, quando 26 cidades do estado registraram neve. No entanto, o clima está seco, o que dificulta a formação de neve ou chuva congelada.

A previsão é de que o clima deve mudar no fim de semana, com uma grande amplitude térmica entre sábado e domingo. A região deverá apresentar temperaturas baixas ao amanhecer, mas com tardes ensolaradas e mais quentes.

Em Cianorte, as temperaturas devem variar entre mínimas de 6°C a 10° C, e máximas de até 21°. A segunda-feira, 2, deve começar com sol, algumas nuvens, e máxima de 22°C. Não há previsão de chuva para os próximos 10 dias.

PARANÁ

No Paraná na madrugada desta sexta-feira (30), 13 municípios localizados nas regiões metropolitana de Curitiba, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul, Norte e Litoral apresentaram recordes de temperaturas mínimas para o ano. Ao todo, as estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registraram temperaturas negativas em 29 localidades. General Carneiro apresentou mínima de -7,3ºC, a mais baixa do Estado.

O declínio das temperaturas é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira (26 e 27), que deve mantê-las baixas até o fim de semana.

Fotos: Bruna Batista