Ganhando o Mundo: 21 alunos da região embarcam na próxima semana
Da Redação
Mais de 12 mil alunos se inscreveram para a 3º fase do programa do Governo Estadual, Ganhando o Mundo. Até agora, 82 estudantes já deixaram o Brasil rumo a destinos internacionais. Para essa fase, 21 alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte, foram selecionados.
São estudantes de Cianorte (04); Cidade Gaúcha (02); Guaporema (01); Indianópolis (01); Japurá (02); Jussara (01); Rondon (01); São Manoel do Paraná (01); São Tomé (04); Tapejara (02) e Terra Boa (02).
Os participantes do programa serão enviados para a Austrália, Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá. Os embarques começam na próxima semana. Desde o inicio do programa, esse é o maior grupo selecionado da região.
Para concorrer a uma vaga, os adolescentes precisam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%. Já a classificação para o intercâmbio considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.
O programa conta com investimento total de R$ 81,2 milhões do Governo do Estado, via Secretaria da Educação, destinado a cobrir todos os custos incluindo despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e de saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e orientação em reuniões. Os alunos recebem ainda um auxílio mensal de R$ 800,00 durante o intercâmbio.
Com mil alunos selecionados, esta é a maior edição do Ganhando o Mundo, que começou em 2022. Ao todo, 400 estudantes farão o intercâmbio no Canadá, 250 na Austrália, 250 na Nova Zelândia, 50 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra.
Nas fases anteriores, 100 estudantes passaram um semestre letivo no Canadá e outros 100 na Nova Zelândia No segundo semestre de 2023, 40 alunos da rede estadual viajaram para a França para um intercâmbio de seis meses.