Faltam testes de covid-19 em farmácias de Cianorte

Da Redação

Com a alta procura, as redes de farmácias de Cianorte começam a enfrentam dificuldades na reposição de testes de covid-19. Com problemas na entrega desde o início da semana, algumas unidades chegaram a ficar com o estoque zerado por três dias.

Desde o início do ano, o aumento na demanda supera os 500%. Em dezembro, a unidade da rede de farmácia São João, localizada na Avenida Alan Kardec, aplicava em média de 10 a 15 testes por dia, hoje o número fica entre 100 e 110.

O valor varia entre R$ 90 e R$ 120. Ao menos três redes de farmácias aplicam o teste na cidade, além da rede particular de convênios médicos, laboratórios e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da alta procura, o número de positivados também disparou. De acordo com a farmacêutica Dayane Castanha, cerca de 60% dos clientes saem com resultado positivo para o vírus.

“Além dos adultos, muitas crianças e até bebês são positivados. Em algumas lojas são aplicados até 200 testes por dia. Nossas remessas chegam com 170 a 300 unidades, que são utilizados em menos de cinco dias”, explica Dayane.

SUS

Na segunda quinzena do mês, o Paraná foi contemplado com mais 786.511 testes rápidos. A Secretaria Municipal de Saúde recebe os testes semanalmente, com estoque de 1.730 testes disponíveis até esta quinta-feira, 27.

No último mês, mais de 3,5 mil testes de covid foram realizados, sendo 350 pelo Lacen, 83 particulares e outros 3.435 testes rápidos.

De acordo com a Secretaria, devido à alta demanda do vírus, o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR), que é referência para todos os municípios, está com o tempo de entrega dos resultados prolongado. A orientação é que, independente do resultado, cada paciente deve seguir rigorosamente o tempo de isolamento prescrito pelo médico.