Escolas municipais de Cianorte são preparadas para início do ano letivo

Assessoria PMC

Com o ano letivo marcado para começar nesta quinta-feira (18), em todo o Paraná, as escolas municipais de Cianorte estão passando por mudanças para se adaptar à pandemia. Além das atividades impressas para que os alunos desenvolvam em casa, as equipes das 15 estabelecimentos de ensino têm seus os espaços físicos preparados para o retorno presencial que, por conta das medidas de prevenção à Covid-19, será realizado de maneira gradual, em grupos e com revezamento, de acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Os primeiros retornos presenciais, de imediato, serão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Classes Especiais e Salas de Recursos Multifuncionais. Em 1º de março será a vez das Salas de Apoio à Aprendizagem e, no dia 08 de março, as séries de 5º ano do Ensino Fundamental. As datas para as demais turmas serão divulgadas conforme o avanço da projeção de calendário.

“É importante entender que os alunos não retornarão de uma só vez e nem irão todos os dias. Cada escola possui um cronograma, estabelecido de acordo com o protocolo de biossegurança e a capacidade física de atendimento, que foi reduzida em 50%. Por isso, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a instituição de ensino e se informar sobre a escala de retorno do seu filho”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Kelly Werdenberg Rodrigues.

Para comparecer, o estudante deve fazer o uso adequado da máscara e, para entrar na escola, terá a aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel 70%, que também estará disponível para uso em sala de aula. Para garantir o distanciamento, uma nova disposição do mobiliário mantém um metro e meio entre cada carteira. Nenhum item, como caneta, lápis e borracha, deve ser compartilhado. Os horários de recreio serão intercalados para não gerar aglomeração.

“Pedimos para que todos tenham clareza e sigam o protocolo de biossegurança, desde os pais, em casa, até toda a comunidade escolar, para que o retorno aconteça de forma segura e cuidando do nosso bem maior, que é a vida de cada envolvido”, salientou a secretária. O cronograma de retorno será avaliado semanalmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, diante do quadro epidemiológico do município, podendo ser modificado a qualquer momento.

CMEIs

Os Centros Municipais de Educação Infantil também estão preparando o retorno. Reuniões com os pais e responsáveis estão sendo realizadas nesta quarta e quinta-feira (17 e 18) para apresentação do cronograma de adaptação e dos protocolos de biossegurança. Cada unidade tem uma organização própria, de acordo com a capacidade de atendimento e conforme medidas de prevenção à Covid-19.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.