Entidades acompanham convenção coletiva e comércio permanece fechado no Carnaval

Da redação

A Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic) divulgou na tarde de ontem 5, que as lojas do comércio varejista da cidade e região vão ficar fechadas no próximo feriado de carnaval. As lojas vão funcionar no sábado, 13 de fevereiro, até às 17 horas; na segunda-feira, 15, normalmente; e na terça-feira de carnaval, 16, as lojas ficarão fechadas.

A decisão vai na contra-mão do que a prefeitura e do governo do estado haviam anunciado nesta semana, ao revogar através de decreto o ponto facultativo que previa do feriado em 2021. Todos os órgãos da administração pública devem funcionar normalmente. A decisão é uma medida de enfrentamento a pandemia do coronavírus.

De acordo com o presidente da Acic, Nivaldo Rodrigues de Souza, a decisão foi tomada em conjunto entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte (Sindecc), e Sindicato dos Lojistas do Comércio, e do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte). “Esse é um acordo entre os comerciantes com os trabalhadores. Eles possuem autonomia para essa decisão. O calendário foi decidido durante convenção coletiva em maio do ano passado, e é necessário tempo para fazer alterações”, explicou o presidente.

Hoje são associados à ACIC, aproximadamente mil empresas, comerciantes do atacado e varejo em Cianorte e outros 11 municípios da região que são atendidos pela entidade.

Outras cidades 

Associações Comerciais das Cidades da região estão em negociações para decidir como irá funcionar o comércio durante o Carnaval. Em Campo Mourão a decisão é a mesma de Cianorte, e o calendário deve seguir

normalmente. Em Umuarama os sindicatos ainda não entraram em um acordo.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *