Ecossistema do Médio Noroeste concorre ao Prêmio Nacional da Inovação

Da Redação com Assessoria

O Ecossistema de Inovação Médio Noroeste avançou como semifinalista na categoria Estágio Inicial, no Prêmio Nacional da Inovação (PNI), considerado o maior na área de inovação do Brasil. O prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae.

O Sistema Regional de Inovação (SRI) foi inscrito no prêmio poucos meses após seu lançamento, em outubro de 2021. É responsável por liderar as ações no setor nos 12 municípios da região: Cianorte, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Terra Boa, Jussara, São Tomé, Japurá, Indianópolis, São Manoel do Paraná, Rondon, Cidade Gaúcha e Guaporema.

Os ecossistemas são ambientes compostos por diferentes atores que promovem articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento que fomentam ações, com foco no benefício mútuo e, principalmente, a inovação. Para participar do prêmio, os ecossistemas precisaram comprovar a implementação de ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciam fortalecimento dessa rede.

O objetivo do PNI é incentivar e reconhecer esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empesas e nos ecossistemas de inovação brasileiros. Os ecossistemas passaram a ser reconhecidos no prêmio este ano, nas categorias Estágio Inicial, Desenvolvimento e Consolidado.

A prefeita de Japurá e coordenadora geral do SRI, Adriana Polizer, ressalta que o SRI envolve representantes do comércio, indústria, educação, poder público e diversos outros setores, favorecendo ações pelo desenvolvimento de todo o território Médio Noroeste.

“Nosso propósito é buscar formas de inovação pensando no desenvolvimento de todos os municípios. No SRI, contamos com pessoas comprometidas e capacitadas com esse objetivo, o que acaba de ser reconhecido com a classificação nessa premiação. É uma honra estar à frente deste trabalho”, comenta Adriana.

SEMIFINALISTAS PARANAENSES

O PNI recebeu 63 inscrições na categoria Ecossistemas de Inovação, dessas 58 atenderam os requisitos e 17 foram selecionadas para próxima fase, sendo oito do Paraná. Além de dois ecossistemas da região noroeste, foram classificados na categoria Estágio Inicial o Habitat de Inovação Avança Araucária; na categoria em Desenvolvimento, os ecossistemas de inovação de Londrina e Guarapuava; e na categoria Consolidado, o Vale do Pinhão – Ecossistema de Inovação de Curitiba e SRI Iguassu Valley – Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná.