Diretran trabalha educação no trânsito em escolas municipais

Assessoria

Durante o Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes no trânsito, a Prefeitura, por meio Diretran e em parceria com a 26ª Ciretran, a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Projeto Patrulha Mirim. A iniciativa leva lições de educação no trânsito às escolas municipais de maneira lúdica, com o objetivo de promover a sensibilização desde a infância e, consequentemente, multiplicar as informações por meio do relacionamento das crianças com suas famílias.

“O projeto é constituído por quatro pilares que, juntos, objetivam a redução de vítimas e mortes no trânsito. O foco é a escola, pois as crianças são os pedestres e passageiros mais vulneráveis e como serão os futuros condutores, os trabalhos visam a eliminação de erros intencionais e atos inseguros dos motoristas, abordando temas como transporte inadequado, excesso de passageiros, a importância do uso de cinto de segurança, faixa de pedestres, o trabalho do agente de trânsito, as normas, entre outros”, explica o chefe da Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira.

Os pilares adotados para as lições são: Embarque e desembarque seguro; Trânsito na sala de aula; Escola bem sinalizada; e Patrulha Escolar. Além das orientações em classe, os agentes também as colocaram em prática nas ruas, aconselhando os motoristas no entorno das instituições de ensino, em momentos de entrada e saída.

“Os trabalhos são orientativos e não têm função punitiva. As atividades tiveram início no Maio Amarelo, mas seguirão durante todo o ano, de maneira permanente, nas escolas com interesse. Para fomentar as lições, em breve, faremos a distribuição de materiais pedagógicos com temas do trânsito, como quebra-cabeça e jogo da memória, específicos da Patrulha Mirim”, destaca o coordenador de Educação no Trânsito, agente Wender Renan.