Covid-19: Paciente de Cianorte morre aguardando vaga em leito de UTI
Da Redação
Uma idosa, de 93 anos, morreu aguardando um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid. A idosa estava internada na unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cianorte. O óbito foi registrado por volta das 12h desta segunda-feira, 14.
A vítima foi internada no sábado, 12. Após sofrer piora no quadro de saúde, ela foi entubada, ainda no leito de transição da Upa, mas não resistiu e morreu antes de receber a vaga em um leito especializado. De acordo com os médicos, ela possuía comorbidades.
A paciente foi inserida, ainda no fim de semana, na Central de Regulação de Leitos do Paraná, mas as equipes não conseguiram encontrar uma vaga em um leito habilitados pelo Estado. Desde o dia 1º de janeiro de 2022, Cianorte não possui nenhum leito exclusivo covid, na Fundhospar. Eles foram desativados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, a Fundhospar conta com leitos de isolamento para doenças infectocontagiosas, sendo três clínicos e dois de UTI. Já a UPA possui 14 leitos de transição na Ala Covid. Destes, 13 estão disponíveis.
Dois moradores de Cianorte estão internados com complicações da doença no Hospital Universitário de Maringá. Cidades como Colorado e Ivaiporã também receberam pacientes nas ultimas semanas.
Esse foi o terceiro óbito do ano, em que 5.337 novos casos foram confirmados no município. O número representa 30% dos contaminados em toda a pandemia. De acordo com o que foi apurado pela TRIBUNA DE CIANORTE, a cada 10 testes rápido realizados nesta segunda-feira 14, na Upa da cidade, nove eram positivados.
Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu o ocorrido. “Enquanto permaneceu na transição, a paciente recebeu todos os cuidados necessários, inclusive o suporte avançado na Ala Covid, vindo a ter uma parada cardiorrespiratória, devido ao quadro respiratório agravado por comorbidade. O Município se solidariza com a família e amigos”.