Consumidores reclamam de água suja saindo das torneiras

Da Redação

Os moradores do bairro Vila Sete estão incomodados com a qualidade da água que saiu das torneiras nesta terça-feira, 26. A reclamação é de que essa é segunda vez, em duas semanas, que a situação ocorre.

Consumidores contaram que houve uma interrupção na distribuição, e quando foi restabelecida, o que saia das torneiras era algo barrento que se assemelhava à água suja do rio. Em algumas casas, a água estava com ciscos e a sujeira chegou a entupir máquinas de lavar roupa. Para normalizar a situação, moradores precisaram deixar as torneiras abertas por um tempo, o que aumentou o consumo.

A cabelereira Solange da Silva Lima teve muito trabalho em limpar as roupas brancas que mancharam após a lavagem. Ela contou que houve outras situações em que a água não estava em boas condições de uso, e que ligou na central para fazer uma reclamação. “Alguns dias atrás minha água estava horrível e muito suja. Liguei e eles me falaram que era o carvão, e que o filtro não tinha limpado o suficiente”, conta a cabelereira.

A TRIBUNA entrou em contato com o a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) que informou que na última semana não recebeu nenhuma reclamação de consumidores de Cianorte informando sobre a situação, e que sem o registro de reclamação e endereço, não era possível informar qual é o motivo do ocorrido.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é necessário ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula. Para esta e outras informações a empresa indica o uso do aplicativo para celular Sanepar Mobile.

ABASTECIMENTO

O Paraná enfrenta uma grande crise hídrica por conta da seca, três em cada quatro mananciais usados para a captação de água no estado estão com os índices abaixo do normal, sendo que 31,75% deles se encontram em situação de estiagem.

Segundo a Sanepar, Cianorte não está entre as cidades com risco de desabastecimento neste momento. Goioerê é a cidade mais próxima com alerta, e possibilidade de haver um rodízio no abastecimento.