Concurso premia desenhos contra o trabalho infantil em Cianorte

Da Redação

Resgatar a infância e acabar com o trabalho infantil. Com estes objetivos, no último dia 30 de novembro aconteceu em Cianorte a premiação do Concurso Cultural “Diga não ao Trabalho Infantil”. A iniciativa é uma das ações do projeto “Resgate à Infância” do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Educação e Cultura, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

As atividades tiveram início no mês de junho, como uma das ações alusivas ao Dia Internacional de Erradicação ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, envolvendo cerca de 1400 alunos dos 4° e 5° anos, das 13 escolas da Rede Municipal de Ensino. O concurso fez parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). “Não se trata de ensinar às crianças que não podem ser colaborativas e ter atividades que façam parte de sua formação, com tarefas adequadas à sua idade. É uma forma de demonstrar que existe um tempo para cada coisa, e que seus direitos devem ser respeitados”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Aline Kist.

A iniciativa fez parte das atividades pedagógicas nas escolas, e contou com o trabalho de 74 educadores da Rede Municipal. As crianças participaram de ações de aprendizado e reflexão, envolvendo temas como “As Piores Formas de Trabalho Infantil” e “Mitos e Verdades Sobre o Trabalho Infantil”. A partir das reflexões sobre o assunto, os alunos realizaram um desenho com o tema “Diga não ao Trabalho Infantil”. Foram premiados os três melhores trabalhos de cada escola. Além do certificado, os vencedores receberam prêmios adquiridos com recursos provenientes de multas do MPT, repassados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCDA), sendo o 1° lugar, um aparelho celular, o 2° lugar, uma bicicleta, e o 3° lugar, uma caixa de som portátil.

Presente no evento, o procurador do Trabalho, André Vinícius Melatti, destacou a relevância deste projeto. “O Ministério Público do Trabalho tem o papel de proteger os direitos dos trabalhadores adultos e garantir o cumprimento das leis, para que adolescentes possam ingressar no mundo do trabalho a partir de programas de aprendizagem. Também fiscalizamos para que esses menores não tenham seus direitos violados em situação de Trabalho Infantil”, destacou o procurador.

Na oportunidade, o público assistiu uma apresentação de ginástica rítmica, realizada pelas alunas do Centro Artístico e Esportivo Thays Pires. Também participaram da solenidade a secretária municipal de Educação e Cultura, Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues; a procuradora Jurídica, Dra. Clarissa Paranzini Lago; a vice-presidente do CMDCA, Marcilene Beatriz Hipólito de Castro; e a coordenadora da Proteção Social Especial e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Jaqueline Comar Sousa; além de coordenadores, chefes de divisões e demais servidores.