Comando geral da PM reforça Preparação de um Batalhão em Cianorte

Da Redação

O aniversário de oito anos de criação da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ªCIPM) foi comemorado durante uma solenidade oficial, na manhã esta quinta-feira 07, na sede da PM, em Cianorte. Durante a sua fala, o comandante-geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a preparação para a criação de um Batalhão na cidade.

O evento contou com a presença do prefeito Marco Franzato, vice- prefeito João Alexandre; presidente da Câmara, Wilson Pedrão; prefeita de Japurá, Adriana Polizer; prefeito de São Tomé, Ocelio Cesar Ferreira Leite; prefeito de Jussara, Robison Pedroso. Também estiveram presentes, o subcomandante do 3º CRPM, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, o comandante do 4º Batalhão de Maringá, major Edinei Balbino de Souza e o comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), localizado em Cianorte.

Criada em 07 de abril de 2014, a 5ª CIPM atende sete municípios da região Noroeste, sendo responsável pela segurança de mais de 130 mil habitantes. A abrangência é dividida em dois Pelotões, Um em Cianorte e outro em Terra Boa.

BATALHÃO

Uma das maiores demandas da região pode estar ainda mais próxima de se tornar realidade. De acordo com o coronel Hudson Leôncio Teixeira, a criação do Batalhão de Cianorte é de interesse do Governo do Estado.

“Essa expectativa segue há algum tempo. Existem alguns protocolos tramitando e estamos averiguando a situação. Acredito que logo será autorizada a criação do batalhão e então iniciaremos a escola de soldado”, confirma Teixeira.

NOVOS RECURSOS

A PM estuda integrar o projeto Cerca Digital, e autoria da Secretaria Municipal de Defesa Social. A ideia é integrar um sistema de monitoramento em pontos estratégicos dos municípios da região. Essas imagens poderão ajudar a elucidar crimes e recuperar veículos furtados e roubados.

“Nosso objetivo é buscar mais tecnologias e atender o maior número de pessoas, mantendo segurança da sociedade, não só de Cianorte, mas da região”, comenta o major Márcio Skovronski Serbai.

“Precisamos agradecer a sociedade que auxilia na segurança. Nos temos uma facilidade grande com outros batalhões e podemos manter os níveis de crimes aceitáveis e manter a segurança da região”, continua.

Foto: Bruna Batista