Com 56 novas confirmações, Paraná chega a 133 casos de dengue, diz Sesa

Por G1

Um boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na terça-feira, aponta que o total de casos de dengue no Paraná chegou a 133 no período epidemiológico.

No período analisado, o estado não registrou nenhuma morte pela doença.

Na comparação com os dados do boletim da semana anterior, houve aumento de 56 casos, que foram confirmados nos seguintes municípios:

  • Foz do Iguaçu: 27 novos casos;
  • Londrina: 13 novos casos;
  • Maringá: 4 novos casos;
  • Querência do Norte: 2 novos casos;
  • Cambará, Sertanópolis, Rolândia, Lupionópolis, Paranacity, Santa Cruz do Monte Castelo, Umuarama, Guaraniaçu, Sengés e Telêmaco Borba: 1 novo caso cada.

De acordo com a secretaria, o período epidemiológico analisado começou em agosto de 2021 e termina em julho de 2022.

O relatório aponta ainda que há 1.476 casos em investigação. O estado possui 3.356 notificações para a doença, em 180 cidades. Houve aumento de 704 notificações.

O número de casos em investigação passou de 1.374, na semana anterior, para 1.476 nesta semana.

Conforme informado pela Sesa, do total de casos confirmados no Paraná, 83 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram.

Ainda de acordo com o relatório, no período, o estado não registrou nenhum caso de Chikungunya ou Zika vírus.

A Sesa destacou a importância dos cuidados com locais que podem acumular água parada e agravar a situação da dengue. A maior porcentagem de criadouros, conforme a secretaria, acaba se formando em lugares em que a água parada pode ser removida, como recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas e entulhos de construção.