Cianorte tem nove casos de Homofobia registrados somente esse ano

Da Redação com Bem Paraná

Somente esse ano, nove pessoas foram vítimas de Homofobia, em Cianorte. De acordo com a Secretaria de Politicas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescente, foram dois atendimentos de vitimas que sofreram agressões físicas e sete ameaças  motivadas pela orientação sexual.

A Secretaria presta apoio psicológico e judicial às mulheres que pertencem ao grupo de LGBTQUIA+ e estuda novas políticas de inclusão e conscientização, em Cianorte.

“Reunimos um grupo para discutir demandas e estudar ações que possam garantir mais segurança para o público. Segundo eles, pelo menos 10% da população cianortense pertence ao grupo, mas sua maioria se esconde por medo e insegurança”, comenta a chefe da pasta, Fernanda Michelato Spagolla Silva.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um total de 175.809 pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no Paraná, em 2019, o que correspondia a 2% da população adulta paranaense, maior de 18 anos. É o que revelam dados divulgados pelo no âmbito da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.

O estudo evidenciou que a imensa maioria da população se autodeclara heterossexual – 94,7% dos paranaenses se autoidentificaram assim.

Comparando os dados do Paraná em relação às outras unidades da federação, verifica-se que o estado apresenta uma das maiores proporções e também um dos maiores contingentes de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais do país.

Em relação à população, por exemplo, esse grupo corresponde a 2% dos paranaenses, sendo que apenas Distrito Federal (2,9%), Amapá (2,8%), São Paulo (2,3%), Rio de Janeiro (2,3%) e Amazonas (2,3%) possuem uma proporção maior que a do Paraná. No Brasil, esse índice é de 1,8%.

Já em número absoluto, o Paraná soma 175.809 pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais. Apenas São Paulo (827.308), Rio de Janeiro (318.213), Minas Gerais (230.603) e Bahia (204.094) possuem um contingente maior. No Brasil, o número de homossexuais e bissexuais é de 2.920.366.