Cianorte tem menor índice de letalidade no PR

Da Redação

Dados da Secretaria Municipal de Saúde informam que Cianorte apresenta o menor índice de letalidade no Paraná, 1.8 %, índice menor que a do estado, que até o último boletim, é de 2,51%. Com 9.263 casos confirmados e 155 óbitos, a capital do vestuário continua avançando na luta contra o novo coronavírus.

Quando comparado com municípios com mesmo porte, os resultados também são positivos. Segundo dados do site brasil.io, Campo Mourão tem 296 óbitos e uma taxa de mortalidade de 2,10%, e Paranavaí com 263 mortes e uma taxa de 2,42%.

Os primeiros motivos citados pelas autoridades para justificar esse resultado são as medidas aplicadas no município, fiscalizações com objetivo de evitar as aglomerações, e a imunização, que em Cianorte se aproxima dos 50% da população.

A flexibilidade nas medidas de contenção à pandemia é o principal fator da queda em números de novos casos no município, avaliadas pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE).

“A última flexibilização aconteceu no inicio de julho, quando foram avaliadas as taxas de mortalidade, transmissão e ocupação de leitos, que possibilitaram a ampliação do toque de recolher. Essas reuniões ocorrem quinzenalmente”, explica a secretária de saúde, Rebeca Galacci.

Com a ampliação da vacinação para população há a esperança de que a taxa de transmissão e número de casos graves diminuam e, consequentemente, aumenta a possibilidade de relaxamento das medidas do plano de contingência, o que possibilitará melhor qualidade de vida para a população e respiro ao comércio em geral e indústrias. Decisões baseadas sempre de acordo com o cenário atual.

“Estamos batalhando junto à equipe para melhorar a cada dia, e contamos com a população nessa importante fase de enfrentamento à Covid-19. Lembrando sempre que mesmo com a vacinação não podemos deixar de tomar as medidas sanitárias instituídas, e que todos tem um papel muito importante e pode contribuir para dirimir os riscos e contaminação, assim como é o caso da dengue, todos devem contribuir”, finaliza Rebeca.

BOLETIM

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde dos 9.263 casos confirmados até a quinta-feira, 22, são 4.404 mulheres, 4.003 homens, e 856 crianças e adolescentes. Destes, 8.977 estão recuperados, e 121 monitorados.

Segundo a Sesa, a 13ª Regional de Saúde (RS) que atende a 162.273 habitantes, em 11 munícipios, todos eles com casos confirmados da doença, somam 19.039 positivados, 15.134 deles recuperados, e 296 óbitos por complicações da doença, além de uma morte em investigação.