Cianorte registra primeira morte com suspeita de dengue

Da Redação

Cianorte e todo o Paraná estão em alerta para o aumento de casos de dengue. O município registrou o primeiro óbito suspeito de dengue neste ano epidemiológico.

A Prefeitura emitiu uma nota, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informando que no dia 07 de março, uma paciente de 57 anos, que sofria de hipertensão arterial, morreu no hospital Fundhospar, onde estava internada e era acompanhada devido a sintomas que sugeriam um caso de dengue. A confirmação da causa da morte aguarda o resultado de exames enviados ao Laboratório Central do Estado (LACEN).

A situação epidemiológica da dengue na cidade também foi destacada no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. Até a quinta-feira, 07, foram notificadas 1.838 suspeitas da doença. Destas, 848 estão em processo de investigação, enquanto 487 casos foram confirmados e 503 descartados.

A morte suspeita ressalta a importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas como eliminação de criadouros, uso de repelentes e cuidados com a água parada são essenciais para evitar a proliferação do vetor e, consequentemente, a propagação da doença.

As autoridades de saúde locais reforçam a necessidade de atenção da população e continuam monitorando de perto a situação, buscando garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

ATENDIMENTO

A Prefeitura informou também, que, a partir desta segunda-feira, 11, a Unidade Básica de Saúde da Zona 02 (UBS Newton José Magron) terá seu atendimento exclusivamente dedicado aos casos suspeitos e confirmados dengue. O funcionamento será de segunda a sábado, das 7h à meia-noite, na Rua Curitiba, 1886.

A medida visa centralizar e intensificar os esforços no enfrentamento da dengue, disponibilizando em um só local todos os cuidados necessários para o diagnóstico e tratamento da doença, como consultas, liberação para exames, hidratação EV, entre outros.

Com a mudança, por tempo indeterminado, os pacientes de abrangência UBS da Zona 02 passam a ter como referência a UBS Extensão (Travessa Itororó, 400) para os tratamentos habituais, como consultas eletivas, curativos e vacinação.