Cianorte registra dois casos de dengue

Da Redação

Após seis meses sem casos de dengue, o ano epidemiológico, que teve início em 1º de agosto de 2021, registra os dois primeiros casos da doença em Cianorte. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Neste ano epidemiológico, a cidade não registrou nenhum caso de zika ou chikungunya.

De acordo com o boletim, de agosto de 2021 até 8 de janeiro apenas seis notificações foram registradas na cidade. A queda referente ao ano passado é de 90%. No mesmo período, Cianorte já registrava 53 notificações e dois casos da doença.

O último Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pela Prefeitura apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) para o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como zika e chikungunya, de 0,9%, número abaixo do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica limite de até 1%.

REGIÃO

Nos municípios atendidos pela 13ª Regional de Saúde (13ªRS), os números somam 9 casos. Tuneiras do Oeste é a cidade com maior numero de casos (3), São Manoel do Paraná (2), Japurá e São Tomé (1 cada). Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Jussara, Rondon, Tapejara não registram nenhum caso desde agosto de 2021.

Em números de notificações de focos do mosquito, Tapejara é a cidade com maior número (24), seguido de Rondon (9), Cianorte (6), São Manoel do Paraná e São Tomé (5), Guaporema (3), Cidade Gaúcha (2), Japurá e Jussara com (1 cada). Indianópolis segue sem notificações.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue registra 100 novos casos no Paraná. De acordo com o 24º Informe Epidemiológico, são 18.770 casos suspeitos, com 882 confirmações, desde o início do atual período sazonal da doença, em 1º de agosto de 2021, que deve seguir até julho de 2022.

Até o momento, 317 municípios registram notificações de dengue e 135 confirmaram a doença. Há 99 com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída na cidade de residência. Existem, ainda, 3.544 casos em investigação sem registro de óbito neste período.