Cianorte já fez mais de 16 mil testes de Covid-19 em 14 meses

Da Redação

Desde o início da pandemia, foram realizados em Cianorte, 16.168 testes de Covid-19. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 11 de maio, 13.245 exames foram realizados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) em Curitiba, que atende a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e não gera custo ao município.

Até o dia 11 de maio, foram 6.018 testes positivos em Cianorte, e 10.038, descartados, entre testes realizados pelo SUS e por farmácias.

Os testes realizados em farmácias também são contabilizados através de relatórios enviados por todos os estabelecimentos do gênero da cidade que oferecem esse tipo de serviço. O relatório indica todos os casos notificados.

A coleta em Cianorte é realizada nos locais de atendimentos, como os hospitais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e principalmente no Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória, localizado no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori.

Os resultados dos exames realizados pelo SUS demoram de três a quatro dias úteis. Durante a pandemia esse prazo mudou conforme a demanda do Estado e dos índices de contaminação, mas de acordo com a Secretaria de Saúde, os prazos não ultrapassaram os seis dias úteis durante todo o período de pandemia. Para quem passa pelo teste em farmácia, o resultado sai na hora.

Os kits do SUS utilizados nas testagens são enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e entregues à 13º Regional de Saúde (RS), que distribui para os municípios da região, de acordo com a demanda de cada um.

A Secretaria não soube informar qual a porcentagem da população que já foi testada, pois algumas pessoas precisaram fazer o teste por mais de uma vez.

Testes do Sus x testes de farmácias 

O teste realizado em farmácias, assim como pelo SUS, é através da coleta nasal, mas a forma de diagnostico é diferente. O teste pela farmácia procura anticorpos pela mucosa nasal. A eficácia é considerada alta, mas ainda assim, corre o risco de apresentar resultado negativo em pacientes com a doença.

“Não é igual o exame realizado em farmácia e pelo SUS. Pela Secretaria de Saúde é enviado ao laboratório e examinado se existe a presença do vírus ativo no organismo, mas de forma geral, o que estamos vendo na pratica é que os resultados são bons” explicou o médico coordenador da Covid em Cianorte, Lucas Stocco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.