Cianorte inicia verão sem registros de casos de dengue

Da Redação

Desde o início do novo período sazonal da dengue, que começou na primeira semana de agosto, Cianorte ainda não teve positivações da doença. As notificações continuam baixas, com 4 registros, e nenhum caso positivado. Com relação à região, foram registrados um caso em São Tomé, e o segundo, em Japurá. Ambos confirmados na primeira semana de dezembro.

No último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), divulgado na terça-feira, 21, as notificações nos 11 municípios na 13ª Regional de Saúde (13ªRS) chegaram a 36.

Os municípios com maiores notificações são Tapejara e Rondon (8), Tuneiras do Oeste (4). São Tomé (4) e Cianorte (4), Cidade Gaúcha (2), Japurá e Jussara (1). Indianópolis e São Manoel do Paraná ainda não registraram nenhuma positivação e nenhuma notificação de dengue.

Desde agosto a Capital do Vestuário não teve confirmações de dengue. O último mês com registros da doença foi em julho, com uma positivação e seis notificações.

 PARANÁ

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira, 21, pela Secretaria de Estado da Saúde registra 21 novos casos, chegando a 513 confirmados. Os dados são do 18º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Até o momento 95 municípios registraram casos da doença, sendo que 71 confirmaram casos autóctones (a dengue foi contraída no município de residência).

Há ainda, 1.964 casos em investigação e 285 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 11.503 para 12.189. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

“O verão, que se inicia na data de hoje é a estação mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue em função da possibilidade de maior quantidade de chuvas nas diferentes regiões do Estado. O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso é importante repetirmos sempre que a principal medida preventiva para a dengue é o engajamento da população para evitar acúmulo de água em qualquer local ou recipiente tanto em áreas internas ou externas nas residências”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O primeiro óbito confirmado do período está registrado no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e no SIM (Sistema de Informações de Mortalidade). Trata-se de uma mulher de 63 anos, portadora de cardiopatia e doença autoimune. O informe totaliza 3.468 notificações para a dengue em 229 municípios paranaenses.  Para a Chikungunya, são 14 notificações e para a Zika, duas.