Cianorte: Indústria representa 42% dos empregos formais em 2021

Da Redação

O setor industrial foi o que mais gerou empregos em 2021. Com saldo positivo em 11 dos 12 meses do ano, 4.833 vagas formais foram abertas nas 1.118 indústrias ativas espalhadas em Cianorte. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A indústria de transformação lidera, com 4.778 funcionários trabalhando com carteira assinada.

O número representa 42,18% das contratações em todo o ano passado, seguido do setor de serviços com 26,23%, comércio 24,82%, construção, que representou 4,54% das vagas ofertadas, e agropecuária com 2,22%. Se comparado a 2020, o aumento em geração de emprego foi de 35,61%. No geral, em Cianorte, entre admissões e demissões, houve saldo positivo de 1.463 novos empregos.

Em contrapartida, o setor também foi o que teve o maior número de demissões: 4.249 pessoas foram desligadas de indústrias na cidade. O número é 15,84% maior que 2020, encerrado com 3.668 desligamentos.

Os dois últimos anos foram períodos difíceis para diversos setores. Com falta de matéria prima e custos altos foi preciso reinventar a forma do trabalho industrial. O supervisor administrativo da empresa Bordados Vitória, Anderson Lindolfo, encontrou nesse período uma forma de melhorar o faturamento, o que permitiu a geração de mais empregos.

“Muitos de nossos colaboradores trabalham na empresa por muitos anos, mas houve a necessidade de mais contratações, principalmente para diárias. O seguimento de bordado aumentou consideravelmente no período de pandemia, para isso mudamos toda a forma de produção por conta dessa demanda”, explica Lindolfo.

A empresa instalada há mais de 20 anos em Cianorte gera 25 empregos diretos, com produção 24 horas por dia, divididas em três turnos, “Atendemos hoje tanto o Paraná quanto outros estados, além de praticamente todas as marcas da região”, ressalta.

Supervisor administrativo da Bordados Vitória, Anderson Lindolfo.