Cianorte contabiliza 780 registros de violência contra mulher em 2021

Da Redação

A violência contra a mulher é uma realidade muito mais presente no cotidiano das famílias do que se imagina. Um levantamento que ainda não foi concluído pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes mostra que de janeiro a julho desse ano a polícia já registrou 780 casos de violência contra mulher em Cianorte. Destes 112 registros são de casos em que houve agressão física contra mulheres em geral.

Para chamar a atenção da sociedade e das autoridades, a secretaria promove, em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer de Cianorte, neste domingo a 2a Pedalada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento integra a programação da campanha municipal Agosto Lilás de conscientização sobre o tema.

A secretária Fernanda Spagolla disse que o objetivo é chamar a atenção para o assunto. “A Delegacia da Mulher registrou do início do ano até o momento mais de 700 atendimentos à mulheres em situação de violência. É um número que nos preocupa pois é muito alto para a nossa cidade”, avalia. “Sendo assim, oportunidades como essa, que informam e conscientizam a população para o combate e identificação desse tipo de situação são fundamentais”, completou a secretária que, acompanhado do secretário de Defesa Social, tenente-coronel Elias de Souza esteve hoje, 20, na redação da TRIBUNA DE CIANORTE para divulgar o evento.

De acordo com Fernanda, a secretária está oferecendo apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. No local as vítima encontram atendimento psicológico, assistencial e apoio jurídico, além de ser inserida em políticas publicas de inserção ao mercado de trabalho, além de poder participar de cursos e oficinas profissionalizantes. “A maioria esmagadora dessas mulheres chega à secretaria fragilizada e encontra apoio e amparo. Precisamos mostrar para a sociedade que esse problema é muito maior do que parece e os casos são mais comuns também. É preciso dar um basta nisso e esse evento e um grito em favor dessa mulheres que sofrem, a maioria das vezes calada”, justifica.

O EVENTO

Conforme a secretária Fernanda Spagolla, o evento terá a largada às 8 horas, em frente Prefeitura de Cianorte e o trajeto vai passar pelas ruas Princesa Isabel e Dom Pedro 2; no entorno do Parque Cinturão Verde; e pelas Avenidas Goiás, Allan Kardec, Piauí e Maranhão, finalizando no mesmo local da largada. Durante o circuito haverá três pontos de apoio com água para a hidratação dos participantes. A estimativa é de que o evento dure no máximo duas horas. A pedalada também contará com sorteio de brindes e distribuição de 100 mudas de árvores pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para participar não é necessário se inscrever. Basta comparecer ao local com a sua bicicleta e equipado com capacete.

SEMANA DO CICLISMO

A pedalada ainda encerra a Semana Municipal do Ciclismo, que acontece em Cianorte desde o dia 16 de agosto com diferentes atividades de valorização ao esporte, como desafios, ‘rachões’, bate guidão e doação de sangue. Todo o cronograma de atividades é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta com o apoio do Grupo do Pedal SMEL, do Ciclopasseio Coruja e do Grupo Giro Livre. A semana foi instituída no calendário oficial de eventos da cidade por meio do Projeto de Lei 40/2021, de autoria do vereador pastor Dejair Babosa Melo.