Cianorte: Com quase 3 mil contaminados, janeiro é o pior mês em toda a pandemia

Da Redação

Faltando ainda nove dias para o fim do mês, janeiro já contabiliza 2.523 novos casos de covid-19. A marca é a pior desde o inicio da pandemia e 60% maior que o mês de junho de 2021, segundo mês com maior número de contaminados: 1.572. Desde o início da pandemia, a cidade já confirmou 13.346 casos da doença, dos quais 11.5 mil pessoas se recuperaram.

O dia com o maior número de casos este ano foi na quinta-feira, 20, com 329 confirmações em 24h. No momento, a cidade conta com 1,5 mil casos ativos da doença. Apesar dos registros, o avanço da vacinação contribui para a redução de ocupação de leitos e das mortes causadas pela doença.

As primeiras internações foram divulgadas pela Secretária Municipal de Saúde. De acordo com o boletim, sete pessoas estão internadas. Cinco em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma na enfermaria da Fundação Hospitalar do Paraná  (Fundhospar) da cidade e outra na enfermaria do Hospital Universitário (HU) de Maringá. Até o momento não há ninguém em estado grave.

Cianorte não registrava internações por covid desde o dia 3 de dezembro. O último óbito foi em outubro de 2021, contabilizando 180 mortes em decorrência da doença.

Embora seja o mês com o maior número de casos, as internações registradas esse ano são consideravelmente menores que junho, quando o cenário epidemiológico indicava 100% de ocupação de leitos e 17 vidas perdidas em 30 dias.

TESTES

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 17, informando que, devido à alta demanda do vírus, o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR), que é referência para todos os municípios, está com o tempo de entrega dos resultados prolongado.

Só em janeiro foram realizados 2,5 mil testes de covid, sendo 162 pelo Lacen, 35 particulares e outros 2.303 testes rápidos. Em um mês, o aumento pela procura foi de 96%. Em novembro e dezembro foram realizados 71 e 75 testes, respectivamente.

Desde o dia 7 de janeiro, a Sesa passou a enviar testes rápidos de antígeno como medida emergencial para testagem em massa. Cianorte já recebeu 4.005 testes e a previsão é de que os testes cheguem semanalmente ao município. De acordo com a Saúde, até o momento não há riscos de faltar.

A orientação da Secretaria é que, independente do resultado, cada paciente deve seguir rigorosamente o tempo de isolamento prescrito pelo médico na Declaração de Ciência de Isolamento. É importante lembrar que o não cumprimento está sujeito às penalidades cabíveis e provoca o aumento do contágio.

2.650 casos de covid-19 foram registrados na região, na última semana

Os números de covid estão disparados em toda a região. Só na última semana, foram registrados 2.650 novos casos em moradores dos 11 munícipios da região.

Os dados da 13ª Regional de Saúde (13ªRS) indicam que Cianorte lidera, com 1391 casos, entre os dias 15 e 21 de janeiro. Rondon segue com 241 casos; Japurá 183; Cidade Gaúcha 158; Jussara e Tapejara; ambas com 148 casos; São Tomé 129; Tuneiras do Oeste 105; Indianópolis 63; Guaporema 53; e São Manoel do Paraná 31.

Em 2022, não há registros de morte pela doença na região.