Cenário nos hospitais muda após avanço da vacinação

PDa Redação

O cenário nos hospitais referência para o tratamento de Covid-19 na região começa a mudar. Entre os diversos problemas enfrentados durante a pandemia, o número de internados, mortes, e novos casos, são os primeiros que já apresentam mudanças com queda.

As vagas na Fundação Hospital do Paraná (Fundhospar) em Cianorte ainda permanecem instáveis, mas a direção do hospital já percebe uma flexibilidade. O último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde indica ocupação de 100% dos leitos das unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS), com seis leitos ocupados, porém a ocupação nos leitos de UTIs da rede particular ou de convênios destinados a pacientes com Covid-19 foi zerada. A enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) está com 64,54% de lotação, e 50% pela rede particular.

O número de pacientes de Cianorte em hospitais da região também começa a reduzir. Até o último boletim, três pacientes da cidade estavam internados em UTIs de outros hospitais, e nenhum ocupa leito de enfermaria.

Terra Boa também já percebe a mudança no cenário hospitalar. “Hoje estamos com três pacientes internados, dois clínicos e um no leito de suporte ventilatório, porém sem a necessidade de entubação. Duas semanas atrás chegamos a ter 14 internados por Covid-19. Apesar da queda, ainda estamos preocupados com a mudança do clima”, explica a coordenadora de enfermagem em Terra Boa, Elisângela Cristina da Silva Monteiro.

Em Terra Boa, a quedas nas internações permite uma redução de jornadas até mesmo para os profissionais da saúde que deixam de ficar tão sobrecarregados, situação ainda um pouco distante para quem trabalha na Fundhospar. Mesmo com a queda em internados, a escassez de profissionais mantem as jornadas mais intensas durante a pandemia.

MEDICAMENTOS

Hospitais como o Fundhospar percebem uma sensível mudança e facilidade na entrega de medicamentos para o tratamento da doença, o que facilita o controle de estoque e permite trabalhar com um pouco a mais de segurança, segundo a direção do hospital.

Em Terra Boa, segundo a coordenadora, o Hospital Municipal São Judas Tadeu está com o abastecimento quase normalizado e com dificuldades apenas com o medicamento cetamina.

VACINAÇÃO

A importância da vacinação contra a Covid-19 é percebida além da queda de números de casos, mas também nas idades dos pacientes internados por Covid-19. No início da pandemia, os idosos eram os que lotavam as vagas de leitos, um ano depois já imunizados, abrem espaço para jovens. Em Cianorte o último boletim emitido pela Fundhospar informa que a idade dos internados varia entre 23 e 95 anos.

Cianorte imunizou quase 50% da população, e a taxa é ainda maior em alguns municípios da região. São Manoel do Paraná tem 59% da população vacinada, e nenhum caso confirmado em dois dias, Acompanhado de Japurá, que já vacina pessoas do público geral com 35 anos ou mais, os dois municípios lideram o ranking de vacinação no estado.

Tuneiras do Oeste chegou a registrar em média 90 novos casos positivos por dia. O último boletim apresentou 50 positivados, e o único hospital da cidade que chegou ao pico da pandemia com 18 internados por covid-19, hoje está sem pacientes com complicações da doença.