Canil da 5ª CIPM lidera número de apreensões de armas no Paraná

Da redação

A equipe de Operações com cães da 5° Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Cianorte, foi destaque no balanço de apreensões da corporação no último ano. O Canil de Cianorte ficou em 1° lugar em apreensões de armas de fogo em todo o Estado. No total foram 29 armas tiradas de circulação com o apoio da equipe.

O Canil atua em Cianorte desde o ano de 2012. Formam a equipe, três policias, e seis cães. Um animal somente para busca de pessoas, outro para localizar entorpecente e prestar apoio em patrulhamentos e revistas em presídios e cadeias, e quatro cães ainda em fase de treinamento para buscas de entorpecente e proteção. Eles são selecionados por uma linhagem de raças apropriadas para a função, e recebem o treinamento a partir dos 45 dias de vida, em forma de brincadeiras que são estimulados a encontrar entorpecentes escondidos.

Os animais costumam trabalhar até os oito anos de idade ou seis anos de serviço, dependendo da avaliação do médico veterinário. Os cães são treinados pelo cabo Jonas Anizelli e pelos soldados William Manfre e João Francisco Strozake.

A maior apreensão de armas do ano de 2020 aconteceu em setembro, quando um motorista foi preso em uma abordagem na PR-323 em uma operação em conjunto da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar em Cianorte. Na oportunidade, 20 fuzis foram apreendidos em um fundo falso no porta-malas do carro, além de 24 carregadores e munição. Todo armamento, de acordo com o motorista, foi retirado em Guairá, e seria transportado até São Paulo. O cão em destaque que encontrou as armas foi o “Argos” da raça Pastor Belga Malinois, com dois anos de serviço pela PM.

Outros destaques

No ano de 2018 a equipe foi destaque, e também ficou em primeiro lugar em comparação ao número de apreensões no estado. Foram 36 armas apreendidas em operações com o apoio dos cães. Além de apreensões de armas, o Canil da 5° CIPM também se destaca em apreensões de entorpecentes, em operações em Cianorte e outras 12 cidades da região.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.