Azul passa a operar voos de Cianorte para Curitiba já a partir de 2022

Da Redação

Cianorte vai voltar a contar com uma linha área regular, com ao menos, um voo semanal para Curitiba. A direção da Azul Linhas Aéreas confirmou ontem, 19, que a empresa vai assumir a operação da linha que foi interrompida em 2020 por conta da pandemia, incentivada pelo projeto do governo estadual Voe Paraná.

De acordo com o Departamento de Reações Institucionais da Azul, a empresa vai operar a linha no Aeroporto Gastão de Mesquita Filho com aviões do modelo Cessna, aeronaves ligadas à sub-regional Azul Conecta, braço da companhia especializada em voos regionais de trajeto curto.

A confirmação da retomada da linha direta entre Cianorte e a Capital do Paraná foi anunciada pelo governo estadual dentro de um pacote que incluem ainda a retomada de voos diretos para Curitiba em cidades como

Guaíra (Oeste), Paranavaí (Noroeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Cornélio Procópio (Norte), União da Vitória (Sul), Campo Mourão (Centro-Oeste), Telêmaco Borba (Campos Gerais), Arapongas (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí), além de Umuarama (Noroeste), que será operada com aviões ATR.

“Apresentamos ao Estado nossa intenção de ampliar os destinos, principalmente com a nossa empresa sub-regional Azul Conecta, ao longo de 2022. Se concretizado, este plano deixará o Estado extremamente conectado, reforçará a vocação regional da Azul e consolidará Curitiba como um importante centro de conexões”, explica o diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento Ribeiro.

O prefeito Marco Franzato disse ontem que participou diretamente da negociação com a Azul Linhas Aéreas e que pretende ampliar o leque de opções de voos regionais a partir do terminal da Capital do Vestuário.

Segundo ele, além da ampliação da pista de 1 mil para 1,2 mil metros de extensão, obra que já foi licitada e que deve ser iniciada em novembro, no valor de pouco mais de R$ 700 mil, ele também pretende ampliar e remodelar a sala de espera e embarque de passageiros no aeroporto para atrair novas empresas para a cidade.

Ao lado do secretário da Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, responsável pelas mudanças no terminal aeroviário, o prefeito explicou que também vai investir em tecnologia, adquirindo aparelhagem para dotar o aeroporto e deixá-lo apto a receber outras aeronaves. “Nosso projeto é ampliar e dotar o aeroporto para uma ideia, um projeto muito maior. A proposta é receber outros voos e ter opções variadas de destinos”, revelou Marco Franzato.

Já o secretário de Defesa Social, Elias de Souza, a prefeituras está atendendo todas as especificações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para poder transformar o terminal numa opção viável com demanda suficiente para que o destino se torne viável e atrativo para outras empresas.

“A projeto é muito maior com a reforma e a ampliação do aeroporto. É um salto na logística da região e na infraestrutura da nossa cidade. Com um terminal com voos regulares e amplas condições de deslocamento, mais empresários terão interesse de abrir negócios em Cianorte, gerando mais emprego e renda para a população. Vamos integrar a cidade a outros destinos importantes do Paraná e do Brasil”, destacou o secretário.

O início dos voos regulares da Azul deve começar ainda no primeiro trimestre de 2022.