Atividades esportivas são liberadas

Da Redação

A Prefeitura de Cianorte divulgou medidas mais flexíveis no decreto municipal de contenção à pandemia. Desde às 5 horas de ontem, 16, estão  permitidas as atividades esportivas coletivas em espaços privados, como clubes, condomínios e associações, das 7 horas às 22 horas, seguindo as medidas sanitárias. Cultos e eventos em igrejas também estão liberados, de acordo com a resolução da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O atendimento na feira do produtor também sofreu alterações, e agora pode funcionar aos feriados.

Desde a segunda quinzena de junho que a curva de novos casos de Covid-19 apresenta queda. Os números que chegaram a atingir um média diária de registros por dia, hoje variam entre 20 e 50 novos positivados por dia. O último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde informou 38 novos contaminados, 181 pessoas monitoradas, e 153 óbitos causados por complicações decorrentes da doença. São 9.085 contaminados pelo coronavírus na cidade desde o início da pandemia, 4.319 eram mulheres, 3.927 homens, e 839 crianças e adolescentes.

As duas primeiras semanas de julho registraram 479 novos casos, uma queda de 44,7% comparada ao mesmo período do mês anterior. O mês de junho apresentou o pior ciclo em números de contaminação em Cianorte, só nos primeiros 15 dias do mês foram 1.070 confirmações.

A mudança no cenário pandêmico é notada também no índice de ocupação de leitos do hospital referência nesse tipo de atendimento.  Apesar da lotação das vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), na Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), em Cianorte, os leitos destinados à rede particular e de convênios estão com taxa  0% de ocupação, desde o dia 5 de julho.

Outro dado importante para entender como está a situação do município é o de letalidade, que indica a proporção entre o número de mortes pela doença. Segundo o site brasil.io, Cianorte apresenta taxa de 1,8%, menor que a do Paraná que é de 2,49%, e também nacional, de 2,80%.