Aniversário de 21 anos do Cinturão Verde marca abertura da Trilha do Arboreto

Assessoria PMC

Composto por 623 hectares de Mata Atlântica, que abrigam milhares de árvores e centenas de espécies de animais silvestres, o Parque Cinturão Verde completou, na quarta-feira (28), 21 anos de existência como patrimônio municipal protegido por lei. Para celebrar a ocasião, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), programou uma série de atividades que teve início com a abertura oficial da Trilha do Arboreto, localizada ao lado da Biblioteca Ecológica.

O sonho de criar o Parque teve início em 1987. O primeiro lote de terra para viabilizar a reserva foi doado em 1993, formando o módulo Mandhuy. E no início do ano 2000, houve a efetiva doação de uma área maior pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Com essa doação, foi criado o Conselho Municipal do Meio Ambiente, no dia 28 de abril. E assim essa data ficou marcada, e se iniciou os reflorestamentos, os cuidados manutenção e o recebimento do ICMS Ecológico. Aberta oficialmente para visita da população, a Trilha do Arboreto conta um mirante e uma pista de aproximadamente 455 metros. “Este é um patrimônio da nossa cidade, e deve ser preservado por todos. Somos abençoados por contar com tamanha riqueza”, ressaltou a secretária da Semma, Daniella Parreiras.

Na oportunidade, o prefeito Marco Franzato, acompanhado pelo vice, João Alexandre, e pela secretária da pasta, fizeram o plantio de unidades de Peroba Rosa, árvore símbolo do Parque. “Cianorte tem quatro vezes mais área verde por habitante do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Contar com esta riqueza é um privilégio indescritível. Por isso, estamos muito felizes por comemorar mais um ano de sua existência, que desejamos ser eterna ”, comentou o prefeito. A ocasião também contou com a presença de secretários, chefes de divisão e demais servidores.

As visitas na Trilha do Arboreto serão feitas mediante agendamento prévio pelo Whatsapp (44) 99145-8630, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os visitantes irão receber senhas e há opção de quatro horários disponíveis a cada dia. Lembrando que a trilha tem aproximadamente 900 metros ida e volta, e o percurso poderá ser feito em 60 minutos.

Algumas medidas foram tomadas levando em conta a situação de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. Para que não haja aglomeração de pessoas, mesmo sendo um ambiente aberto, é preciso manter o distanciamento social e os cuidados. Por conta disso, não será permitida a entrada de pessoas sem uso de máscaras; não será permitido o consumo de alimentos na trilha; não é permitida a entrada de menores de 12 anos sem responsável maior de idade; uso obrigatório de repelente e calçado fechado.

Programação

29/04 a 30/04, das 8 às 17 horas – Plantio de 1500 árvores no Parque Cinturão Verde com a equipe da brigada florestal. Módulos: Fantasminha, Corujinha, Perobas, Mandhui e Cristalino

29/04 a 28/05 – Concurso de desenhos para compor o Calendário do Parque Cinturão Verde no ano de 2022, aberto a toda rede de ensino do Município. Regulamento no site da Prefeitura. Prazo para envio dos desenhos: 28 de maio de 2021

29/04, 30/04, 04/05, 05/05, 06/05, 07/05 e 08/05 – Trilha do Arboreto aberta a visitantes, com capacidade diária de 40 pessoas. Doação de uma muda de árvore para cada visitante, na avenida Furquim de Castro, ao lado da Biblioteca Ecológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *