Alunos dos colégios Cívico-Militares de Cianorte recebem uniformes

Assessoria PMC

Os Colégios Estaduais Primo Manfrinato e Dom Bosco, de Cianorte, desde fevereiro de 2021, tornaram-se cívico-militares. Na última sexta-feira, 25, os cerca de 1.350 alunos matriculados, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, receberam os novos uniformes, compostos por: boina, calça e camisa. A farda contribui para a padronização na apresentação pessoal, beneficiando o espírito de grupo, que é um dos pilares dos colégios cívico-militares.

“A educação se propõe a apresentar condições para que nossos jovens possam enxergar para onde querem ir, e terem condições de se posicionar. A educação militar impõe algumas regras e disciplinas, que refletirão positivamente na formação do cidadão. Parabenizo ao governo estadual pela bela iniciativa da implantação destas unidades cívico-militares e, também, pelo investimento nos uniformes”, disse o prefeito em exercício, João Alexandre Teixeira.

O diretor militar do Colégio Dom Bosco, Subtenente Marcelo de Araújo Medeiros, acompanhado pelo diretor militar do Colégio Primo Manfrinato, Subtenente Pizzini, explicou o papel da gestão compartilhada, especialmente nos problemas relacionados à disciplina dos alunos, e valorizou o uso do fardamento. Já os alunos de 9º ano, Gabriela Oliveira Silva e Guilherme Rolim, relataram suas experiências e o processo de adaptação ao novo modelo de ensino.

Representando o governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, o superintendente geral de articulação regional da Casa Civil, Márcio Cláudio Wozniack, reiterou que “o Paraná tem uma educação de primeiro mundo, com todas as escolas recebendo equipamento de ponta, se conectando, evoluindo e preparando nossos jovens para o futuro. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte [Seed-PR] entrega os uniformes escolares para mais de 155 mil alunos, de 195 colégios cívico-militares, com investimento total de quase R$ 40 milhões”, revelou.