Abrigos acolhem 1.377 pessoas, número recorde de atendimentos neste ano

por Bem Paraná

Os abrigos da Fundação de Ação Social (FAS) acolheram 1.377 pessoas em situação de rua durante a última noite e madrugada, quando foi realizada mais uma ação intensificada para abordar e acolher este público. Foi um novo recorde de atendimento no ano. No dia anterior, foram 1.303.

Com a previsão de continuidade do frio, a FAS manterá o trabalho ampliado na noite desta quarta-feira (11/8) para ofertar atendimento à população de rua. As ações intensificadas acontecem sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 9ºC.

As equipes da FAS percorreram toda a cidade e realizaram 204 abordagens sociais, sendo que 109 delas foram feitas com base em solicitações encaminhadas pela população à Central 156. Em 27 situações as equipes estiveram nos endereços indicados, mas já não havia mais ninguém no local.

Durante toda a noite, 310 pessoas procuraram o acolhimento espontaneamente para se proteger do frio e outras 154 foram encontradas nas ruas pelas equipes de abordagem e levadas para as unidades mantidas pelo município para abrigar essa população.

Apesar do frio e da oferta de serviços, 44 pessoas recusaram atendimento. Por estarem debilitadas, três pessoas foram levadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outra precisou de atendimento do Samu.

As equipes da FAS fizeram ainda três retornos institucionais de dois adultos e de um adolescente que já são acolhidos pelo município, mas foram encontrados nas ruas.

Como a FAS possui canis para abrigar animais de estimação, cinco cachorros foram acolhidos com seus tutores.

População pode ajudar

A população pode ajudar a proteger as pessoas em situação de rua ligando para a Central 156 ou acessando o serviço pelo app Curitiba 156. Basta informar o endereço em que a pessoa se encontra e uma equipe da FAS irá até o local para oferecer atendimento.