93,7% dos alunos da rede estadual já retornaram para o ensino presencial

Da Redação

As escolas da rede estadual de ensino que pertencem ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Cianorte, já concentram 93,7% dos alunos em modo presencial. Como medida de segurança e prevenção ao novo coronavírus, 4% dos alunos matriculados continua com aulas remotas, por pertencerem ao grupo de risco.

A medida de segurança da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) orienta para que os alunos permaneçam com um distanciamento de até um metro entre as carteiras. Em turmas maiores, é necessário um revezamento entre as aulas presenciais e remotas. Essas medidas acontecem em maioria nas turmas do ensino médio, que possuem o maior número de alunos.

Ao todo, 893 alunos ainda estudam em casa. O que representa 6,3% dos 15,5 mil alunos matriculados nas 33 escolas do NRE, entre a grade regular de ensino, educação de jovens e adultos, e cursos técnicos. Até a semana passada, a porcentagem era de 8%.

As medidas de seguranças continuam conforme a orientação da Sesa, com o distanciamento, sem compartilhar objetos, e o uso obrigatório da máscara, com uma troca durante o período de aula. Os recreios foram substituídos por intervalos menores e sem brincadeiras de contato físico.

VACINAÇÃO

Todos os professores da rede estadual de ensino de Cianorte e cidades da região, já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, a vacinação dos adolescentes teve início em 25 de setembro. Até o momento, foram vacinados 2.316 adolescentes de 12 a 17 anos. Atualmente a vacinação está na faixa etária de 12 a 14 anos, com comorbidades, e na faixa etária de 15 a 17 anos, sem comorbidades.

De acordo com dados do Sistema de Cadastros Municipais de Saúde (Sigss), 5.810 adolescentes estão aptos para serem vacinadas, em Cianorte.