Conheça um pouco mais sobre João Burse, novo técnico do Cianorte
Paulista da cidade de Estiva Gerbi, João Batista Donizete Dressler Burse, de apenas 36 anos, é o novo técnico do Cianorte Futebol Clube para a disputa do Campeonato Paranaense 2020. Considerado uma das grandes promessas da nova geração, o treinador deixou o Vitória (BA) para assumir um grande desafio: recolocar o Leão do Vale no cenário do futebol nacional.
A reportagem da TRIBUNA DE CIANORTE conversou com o treinador, que contou um pouco mais sobre sua carreira e também os objetivos que pretende alcançar sob o comando do clube cianortense.
João Burse, como é conhecido no futebol, tentou carreira como jogador profissional, mas uma séria lesão no púbis fez com que ele se aposentasse aos 24 anos. A trajetória como atleta começou logo aos 15 anos, nas categorias de base do Nagoya Grampus, do Japão, mas foi no Mogi Mirim (SP) que ele se profissionalizou e teve maior destaque, sendo vice-campeão da Série C em 2001. Após deixar o clube paulista, em 2002, ele ainda vestiu as camisas do Corinthians Alagoano (AL), União Barbarense (SP) e Universidad Católica, do Chile, até ter o sonho interrompido por conta da lesão.
A partir daí, outro objetivo entrou nos planos: ser técnico. Antes de iniciar a carreira fora das quatro linhas, Burse se formou em Educação Física, concluiu cursos na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ganhou sua primeira oportunidade como treinador nas categorias de base do Mogi Mirim, em 2011. Foi ai que começou uma vitoriosa carreira comandando equipes de base como Palmeiras e Vitória. Em 2015, logo em sua primeira passagem pelo clube baiano, ele se destacou ao conquistar o titulo da Copa do Brasil Sub-17 e do Campeonato Baiano da categoria. No mesmo ano, ele foi contratado para comandar a equipe Sub-20 do Palmeiras, conquistando o Torneio de Bellinzona, na Suíça, em 2016. Em 2017, Burse retornou ao Vitória já emplacando o título da Copa do Nordeste Sub-20.

De lá para cá, o treinador recebeu oportunidades na equipe profissional, inclusive substituindo Vagner Mancini na Série A em 2018. Em 2019, sob o comando da equipe Sub-23 do time baiano, Burse levou a equipe até as semifinais do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
O ACERTO COM O CIANORTE
Na segunda-feira, 21, após três temporadas no Vitória, João Burse emitiu um comunicado oficial informando que havia aceitado a proposta do Cianorte, cujo contrato vai até o fim do Campeonato Paranaense do ano que vem. De acordo com ele, a procura partiu do presidente do Leão, Lucas Franzato, e posteriormente houve uma reunião com os demais membros da diretoria. Na ocasião, o projeto apresentado pelo clube o motivou a aceitar a proposta.
Houve um contato por parte do Lucas (Franzato). Imediatamente houve o interesse. Logo viajei e tive uma reunião com todos eles (da diretoria). Me mostraram o projeto, o qual me deixou muito motivado. Passei também todas as situações na qual tenho feito nesses anos. E ai começou uma negociação, uma troca de informações e objetivos até conseguirmos o acerto, disse Burse.
CAMPEONATO PARANAENSE E TEMPO DE PREPARAÇÃO
João Burse tem uma missão bem definida: garantir através do estadual uma das três vagas disponíveis para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D de 2021. Devido aos fracassos de 2019, o time cianortense terá apenas o certame paranaense como compromisso. Ou seja, o futuro do clube e até mesmo da continuidade do treinador dependem de uma participação bem sucedida na competição. Para isso, o treinador aposta na formação de um elenco competitivo e na bela estrutura disponibilizada pelo clube.
Sabemos da dificuldade que é o campeonato. O que me motivou a aceitar esse projeto foi que teremos a possibilidade de montar uma equipe competitiva. Temos uma estrutura muito boa de treinamento e isso nos proporciona fazer um grande trabalho para buscar todos os objetivos do clube, ressaltou o treinador.
De acordo com o clube, os trabalhos de pré-temporada terão inicio no dia 2 de dezembro. Serão quase 40 dias de preparação para o certame, que começa no dia 18 de janeiro.
Para conhecer melhor os atletas que possuem vínculo com o clube, Burse teve o cuidado de assistir aos vídeos de todos os jogos da equipe no Campeonato Paranaense e na Série D deste ano. Segundo ele, o objetivo na montagem do elenco será uma mescla de juventude com experiência.
Todo treinador sonha em ter muito tempo de preparação. Quanto mais tempo melhor. Estamos programando para ter uma boa pré-temporada. Já conheço todo o elenco. Acompanhei todos os jogos do Campeonato Paranaense e da Série D. Conheço todos os atletas que ficarão no clube e os que estão em negociação. Juntos, com muito trabalho e muita cautela, conseguiremos montar uma equipe bastante coesa, mesclando experiência com juventude, afirma.
FUTEBOL OFENSIVO
O futebol burocrático apresentado durante a disputa do último estadual não agradou aos torcedores do Leão do Vale. A décima colocação geral na competição, a falta de vitórias e de gols deixaram o torcedor insatisfeito.
Em relação ao modelo de jogo que costuma passar aos seus comandados, Burse, logo em uma de suas primeiras entrevistas como treinador do Cianorte, já garante que gosta de jogar para frente e, inclusive, pede que a torcida trabalhe em sintonia.
Sou um treinador que gosta que minhas equipes tenham a bola. Que tenham a posse, mas que não seja uma posse improdutiva. Uma equipe que jogue para frente, o que é o que a torcida gosta. Contamos com o nosso torcedor para fazer um time vibrante e competitivo. As equipes que treino são dessa maneira, bastante dinâmicas, para que o torcedor possa jogar junto em todos os jogos em casa, concluiu.
A chegada do novo treinador na Capital do Vestuário está prevista para a segunda quinzena de novembro. A diretoria ainda irá divulgar a data de apresentação oficial à imprensa.

