Autoridades discutem medidas para conter crise financeira na Fundhospar
Da Redação
A Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) de Cianorte enfrenta um cenário desafiador devido à falta de reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), nos últimos 20 anos. Em uma reunião do Conselho de Benfeitores da instituição com o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, foi discutida uma solução para superar as dificuldades financeiras atuais.
O impasse se agrava devido ao desequilíbrio econômico-financeiro do contrato com o SUS, que não fornece financiamento adequado para cobrir os custos crescentes da prestação de serviços ao sistema público. A regulação de pacientes à Fundação para atendimento de especialidades além do pactuado e a descontinuidade de alguns recursos públicos agravam ainda mais a situação.
Como resposta a essa crise, a Fundhospar suspendeu as cirurgias eletivas por tempo indeterminado; comunicou o fechamento do serviço de endoscopia e colonoscopia, a partir de 1º de fevereiro; além de suspender o serviço de diagnóstico por imagem fora do horário comercial, em casos de pequenas fraturas.
De acordo com a diretoria, estas medidas foram adotadas para permitir que o hospital otimize seus estoques, garantindo a continuidade dos atendimentos de urgência e emergência. A nota, divulgada na ultima semana, afirma que as suspensões devem permanecer até que haja um restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do contrato com o SUS.
O prefeito de São Manoel e presidente da Amenorte, ao abordar o tema, destacou a preocupação regional com a crise financeira da Fundhospar. Ele ressaltou o investimento anual de aproximadamente R$ 7 milhões de reais na instituição e o esforço conjunto dos municípios para melhorar o acesso à saúde. “Trabalhamos politicamente junto ao governo do Estado, com o secretário Beto Preto, para trazer recursos para melhor atender a nossa população, junto ao Governo Federal, através dos nossos representantes legais. Estamos realmente preocupados com essa situação, e com certeza nós vamos atender da melhor maneira possível a Fundhospar, porque é ela que atende a nossa população na média complexidade”, comentou.