Vacina contra o sarampo: 3.2 mil doses já foram aplicadas desde agosto

Em Cianorte foram aplicadas 3.261 vacinas de sarampo desde o início da campanha no início de agosto de 2019 até agosto deste ano. Segundo Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a vacinação tem como prioridade ampliar a imunização em jovens e adultos, de 20 a 49 anos. 

Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, entre a faixa etária que envolve o público-alvo foram aplicadas 1.678 vacinas.  

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. 

Etapas

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil. As duas primeiras etapas ocorreram em 2019, com a realização de ações nacionais, em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. E, a segunda etapa, foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.

Vacinação

Segundo a Sesa, a indicação é de que qualquer pessoa que não tenha certeza ou não tenha documentação comprovando a vacina, vá até a unidade de saúde mais próxima para receber a dose.

A imunização gratuita está prevista no Calendário Nacional de Vacinação e as doses estão disponíveis em unidades de saúde dos municípios.

De acordo com a secretaria, a população deve verificar com a prefeitura onde a vacina está disponível e ir até o local mais próximo, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários.

Transmissão

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *