Saúde vacina seus três primeiros profissionais contra Covid-19

Da Redação

Os três primeiros profissionais da saúde foram vacinados contra a Covid-10 em Cianorte nesta terça-feira, 19. Maria Alice Rufino Fernandes Bego, enfermeira da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar – antiga Santa Casa); Hindaia Barbosa da Silva de Souza, técnica de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); e Lucas Stocco, médico representante da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundhospar, foram os escolhidos a receberem a vacina.

O médico Lucas Stocco disse que é um alívio passar por esse momento, mas que ainda é necessário tomar os cuidados. “É um alívio o que passamos agora. A chegada da vacina dá um novo fio de esperança. Estamos desde o começo do ano nessa batalha, e tivemos todos os profissionais da saúde empenhados”, disse. “A população tem que ter consciência de que nos estamos perto do fim, mas que ainda não acabou, a vacinação está apenas começando”, acrescentou.

A enfermeira da Fundhospar, Maria Alice, que também foi vacinada, contou que durante o trabalho os profissionais da saúde viram muitas pessoas em sofrimento, mas que puderam presenciar uma nova forma de amor. “O que nós enfrentamos na UTI só nos sabemos. Vimos muito sofrimento, mas podemos testemunhar muita fé, muita gratidão, uma forma de amor que não conhecíamos ainda”, disse.

Emocionada, Maria Aline disse que está representando todos os seus colegas de trabalho. “Gostaria que meus amigos que trabalham no hospital e que também dão a vida pelo trabalho, pudessem ter tido essa oportunidade. Estou aqui representando eles”, afirmou.

A técnica em enfermagem da UPA, Hindaia Barbosa da Silva de Souza, disse que receber a vacina é um sonho realizado. “É muita emoção, é um sonho. Esperamos tanto por essa vacina, e graças a Deus, no momento certo, ela chegou”.

A vacinação contra a Covid-19 vai ser realizada  na Unidade Básica de Saúde (UBS) Newton José Magron, localizada na Rua Curitiba, Zona 2. Por conta disso, o atendimento da UBS será transferido para a UBS Extensão José Macial Bahia, licalizada na Travessa Itororó, 400, no centro da cidade.

Momento historico

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, afirmou que a vacinação é um dia que ficará marcado na história da cidade. “Hoje é momento histórico e especial para todos nós. É muito especial lançar a vacina oficialmente. Sabemos a importância disso e agradecemos a ciência, nosso governador, o secretario de saúde Beto Preto e todas as pessoas da saúde que proporcionaram isso rapidamente a todos nós”, disse o prefeito.

Franzato ainda reforçou que é importante continuar com os cuidados de prevenção à doença. “Precisamos reforçar ainda os cuidados, usar máscara e ter todos os cuidados. A vacina está chegando para um grupo, mas logo chegará para todos”.

“É o momento da esperança, momento de voltar a creditar, fazer projetos. Temos um norte”, finalizou.

 Plano de imunização 

A secretária de saúde de Cianorte, Rebeca Galacci, afirmou que os órgãos de saúde estão seguindo todas as medidas necessárias para a vacinação. “Estamos seguindo rigorosamente o plano de saúde do Estado e nacional”, afirmou.

Assim como o prefeito Franzato, Rebeca pediu o apoio da população. “É preciso continuarmos com o uso de máscara, álcool em gel, com o distanciamento social e a não aglomeração. E que o comércio, que continua aberto, respeite o decreto municipal. Acreditamos que o coletivo alcança uma vitória inenarrável”, concluiu.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *