Saúde organiza mapa para mapear casos de dengue, Covid-19 e promover saúde

Da Redação

Com o principal objetivo de promover saúde para toda a população do município, a Secretaria de Saúde organiza um mapa para marcar alguns locais estratégicos na cidade, como por exemplo os pontos de focos de dengue, locais de maior contaminação de Covid-19, além de definir locais que carecem de atenção da saúde.

O mapa conta com as marcações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e demais estabelecimento de saúde, escolas municipais, entre outros. “Vamos mapear tudo. Todos os dias vamos discutir. Por exemplo, vem a equipe da dengue e vamos descobrir onde aumentou o foco e onde tem mais número de casos de dengue. Depois, vamos delimitar a área de maior de contaminação de Covid. Em seguida, vamos discutir o que podemos fazer de plano de orientação. Até para que a nossa equipe de vigilância em saúde esteja mais direcionada em fazer conscientização nesses locais”, explicou a secretária de Saúde, Rebeca Galacci.

Além disso, como esclareceu a secretária, o mapa ainda vai ajudar a otimizar o atendimento das UBS. “Hoje temos que atender paro o Programa de Saúde da Família mais de quatro mil pessoa. Então vamos delimitar a área bem corretamente, verificar quantas famílias estão em cada local, e então vamos poder redistribuir e alinhar todo o atendimento”, explicou.

Rebeca ainda reforçou que o mapa não é apenas para mapear casos de Covid-19 e dengue, mas sim ajudar a promover saúde em toda a cidade. “Por exemplo, as mulheres não estão fazendo mamografia no período que deve ser feito. Mas por quê? Então vamos lá fazer uma parceria ou fazer uma campanha, montar pontos estratégicos perto de onde elas moram para chamar elas para fazerem os preventivos”, esclareceu.

“Além de fazer um mapeamento para conter momentos de picos de pandemia, de necessidades de denegue, nos também podemos trabalhar em momentos preventivos e, realmente, falar em saúde e não só em doença”, afirmou a secretária.

Por meio do mapa, a secretária busca trazer equipes da saúde para discutir qual é a melhor forma de promover saúde.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.