Saúde de Cianorte aplicou mais de 2 mil doses contra HPV em 2021

Da Redação

A infecção por Papilomavírus humano (HPV) é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Em 2021, a Secretaria de Saúde de Cianorte aplicou 2.285 doses da vacina contra o HPV. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município durante todo o ano.

A vacina confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Podem receber a imunização as meninas com idade entre 9 e 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos.

O esquema vacinal é de duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. De acordo com a Secretaria de Saúde, o reforço da campanha, inclusive com o Dia D, ocorre no último trimestre do ano, juntamente com a Campanha Nacional de Multivacinação.

Além da vacina, a prevenção da infecção pelo HPV pode ser feita também com o uso de preservativos, durante as relações sexuais, e pelo exame preventivo Papanicolaou.

DOENÇA

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A infecção é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes.

Nos casos em que a infecção persiste, a causa é um tipo viral oncogênico, ou seja, com potencial para causar câncer. O vírus pode ocasionar lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.