Saúde alerta para riscos de acidente com escorpiões
Da Redação
Com a proximidade de dias chuvosos e temperaturas elevadas, os escorpiões tendem a procurar por locais mais frescos e acabam encontrando abrigo em residências, locais onde entram em contato com pessoas e causam acidentes. Neste ano, até o dia 06 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 28 notificações e atendimentos realizados, em Cianorte. Ano passado foram 34 e no ano anterior, 40 notificações e atendimentos foram registradas.
Em 2022, a Saúde recebeu 64 animais capturados. A captura de escorpiões ocorre quando a população entrega o animal à Vigilância Sanitária. Assim que é recolhido, ele é enviado para análise no Laboratório Central do Paraná (LACEN) para identificação da espécie. Em 2020, foram 106 animais desse tipo capturados e enviados para análise. Já em 2021, foram 120.
As temperaturas quentes e chuvosas são as melhores condições climáticas para o aparecimento de escorpiões, sendo assim, é a época em que mais são encontrados. Quando eles surgem em residências é um sinal de alerta para os moradores, devido ao perigo que o animal oferece. Vale ressaltar que o aumento no surgimento dos escorpiões está diretamente ligado à interferência humana em seu habitat. A tendência é que a cada ano o índice de infestação seja maior.
De acordo com informação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o envenenamento pelo escorpião é causado pelas de toxinas injetadas através do ferrão dos animais, todas as espécies de escorpiões possuem veneno. O que determina o perigo de uma espécie é a toxicidade do veneno em relação ao homem.
Como esclarece a Sesa, a gravidade dos acidentes provocados por espécies perigosas varia conforme a quantidade de veneno injetada, o local da picada e a sensibilidade da pessoa ao veneno, que geralmente é maior quanto mais jovem for a pessoa.
Os acidentes podem ser leves (dor e parestesia local); moderados (dor local intensa associada a uma ou mais manifestações, como náuseas, vômitos, sudorese, sialorreia discretos, agitação, taquipneia e taquicardia); ou grave (além dos sintomas citados, podem haver ainda vômitos profusos e incoercíveis, sudorese profusa, sialorreia intensa, prostração, convulsão, coma, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo e choque)
Escorpiões são encontrados em telhas, sistemas de esgoto e locais com acúmulo de lixo Os escorpiões costumam se instalar em locais com acúmulo de lixo doméstico, madeiras, entulhos, materiais de construção como tijolos, telhas e também em sistemas de esgotos, saindo através dos ralos, caixas de gordura, também se alojando sob rodapés e assoalhos quebrados.