Região soma 33 casos confirmados de coronavírus

Sete das 11 cidades da região apresentam casos confirmados de coronavírus. Ao todo são 33 casos positivos distribuídos em Cianorte (25), Cidade Gaúcha (2), Terra Boa (2), Japurá (1), Jussara (1), São Manoel do Paraná (1) e Tuneiras do Oeste (1).

Três pacientes confirmados continuam internados na Santa Casa de Cianorte. Um deles, homem de 77 anos, morador de Cianorte, está a mais de 20 dias no Hospital Santa Casa. Ele segue na ala clínica (enfermaria). Apesar se continuar no hospital, ele se recupera bem e não utiliza mais tubo de respiração.

Outras duas pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, construída para os atendimentos ao coronavírus, são moradores de Cidade Gaúcha.

Ao todo, exclusivo para os atendimentos de Covid-19, o hospital possui seis leitos de UTI e 13 leitos de enfermaria.

Cianorte

Conforme o último boletim divulgado pela Prefeitura de Cianorte nesta sexta-feira, 15, o município possui um caso em isolamento domiciliar, um internado e 22 recuperados.

Além disso, outros 132 casos foram descartados, 138 são monitorados e 19 estão em investigação.

Óbitos

A microrregião ainda registrou a morte de três pacientes com coronavírus.

Em Cianorte, a única morte relacionada à Covid-19 foi registrada no dia 4 de abril. Trata-se homem de 80 anos que realizou um cruzeiro nacional entre os dias 9 a 13 de março, onde provavelmente contraiu o vírus. A confirmação do caso aconteceu no dia 2. O paciente ficou  internado em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa em estado grave, mas não resistiu. 

Em Jussara também ocorreu o registro de um óbito devido ao vírus. Um homem de 72 anos faleceu no dia 7 abril na cidade de São Paulo. Os primeiros sintomas começaram no dia 28 de março, como ele estava em viagem ao estado vizinho, ele foi encaminhado pela filha, residente da cidade de São Paulo, a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele foi transferido na madrugada do mesmo dia para um hospital, mas faleceu alguns dias depois.

Já em Terra Boa, a primeira morte devido ao coronavírus foi registrada no dia 23 de abril. Um produtor rural de 61 anos, morador do Distrito de Malu, estava internado há mais de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um Hospital de Maringá e não resistiu. Ele havia frequentado uma reunião familiar e logo foi diagnosticado.

Funcionário da Santa Casa é afastado depois de contato com caso confirmado

Um funcionário da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), antiga Santa Casa de Cianorte, teve contato, no último fim de semana, com um parente de outra cidade que foi diagnosticado com Covid-19 na quarta-feira, 13. Ele teve contato com o familiar fora do hospital e foi afastado de suas atividades.

A Santa Casa informou que além do funcionário que teve contato com a pessoa infectada, outros trabalhadores do mesmo setor também foram afastados como medida de segurança.

Além disso, de acordo com a entidade, os fatos já foram comunicados à Vigilância Sanitária. Os funcionários já estão em isolamento domiciliar e são monitorados pelos órgãos de segurança. Nenhum apresenta sintomas.

Em nota, o hospital esclareceu que toma tomas as medidas sanitárias de forma rigorosa. E, mesmo que o funcionário esteja contaminado com o vírus, ele não chegou a atingir o período de transmissão. Esse período de transmissibilidade dos pacientes infectados pelo vírus é em média de 7 dias após o início dos sintomas. 

Conforme a nota, a situação não acarretou prejuízos ao funcionamento e segurança do hospital.

A situação não causou problemas ao funcionamento do hospital. Foto: Arquivo Tribuna de Cianorte

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp. Basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.