Prefeitura flexibiliza medidas de prevenção à Covid-19 e Centro de Triagem fica aberto até outubro

A partir de uma visível redução nas confirmações dos casos de coronavírus em Cianorte, a prefeitura do município flexibilizou as medidas de prevenção à Covid-19. Apesar disso, devido à festividades do feriado da Independência, o Centro de Triagem, localizado no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, não será fechado em setembro. A administração prorrogou o fechamento para outubro.

De acordo com o prefeito Claudemir Bongiorno, mesmo com a redução, é preciso ficar atento. “Estamos controlando bem, mas a quantidade material e de pessoas que estamos recolhendo ainda é grande, em torno de 40 por dia. E desses temos confirmado cerca de três a quatro casos diariamente”, disse o prefeito. Além disso, Bongiorno ainda reforçou que os contaminados são pessoas jovens. “O que têm nos preocupado é que a idade das pessoas é bem baixa, entre os 24 anos”, disse.

“Em virtude das festas do feriado, em Porto Rico, onde mais de mil pessoas de Cianorte se fizeram presentes, pessoas de São Paulo, Curitiba, estou preocupado nos próximos 15 dias. Por isso, não vamos mais fechar o Yoshito Mori sem setembro. Vamos mantê-lo aberto até outubro”, afirmou o prefeito.

Bongiorno ainda falou sobre a situação de Curitiba, que tem trazido um exemplo negativo com relação às confirmações.

“Os jovens estão se contaminando mais e peço a colaboração de vocês. Temos que ter um cuidado individual, usar máscara, ficar isolado”, ressaltou o prefeito. “Hoje temos controle de tudo, mas não sabemos o dia de amanhã”, acrescentou.

Decreto

Com relação ao decreto, foi alterado o horário dos bates e lanchonetes. O novo decreto 172, que entra em vigor nesta quarta-feira, 9, impõe que o novo horário é até às 23 horas de segunda-feira à sábado, e até às 20 horas em domingos e feriados.

O toque de recolher também sofreu alteração e é a partir das 23 horas até às 5 horas.

Os templos religiosos, que antes recebiam 50% de seus fieis, agora podem receber até 70% do público.

Os cinemas também passaram por alteração. Até o momento era proibido, mas agora volta a funcionar, porém com restrições. O limite de entrada é de 40% da capacidade total, é proibida a entrada de menores de 12 anos e maiores de 60 anos, entrada apenas com máscara e o uso de álcool em gel é obrigatório. O horário de funcionamento ficou estabelecido de segunda a domingo até às 23 horas.

Continua proibido o funcionamento de casas noturnas, pubs, boates e similares. A prática coletiva de esportes de contato físico em espaços públicos, escolas de esportes coletivos e realização de torneios e campeonatos de modalidades que envolvam contato físico também seguem proibidas.

Cirurgia

De acordo com o prefeito Claudemir Bongiorno, as cirurgias de cataratas serão retomadas no município. “Normalmente são mais idosas que estão na fila para cirurgia e não conseguimos, depois da pandemia, convencer o profissional da saúde a fazer esse tipo de cirurgia devido ao risco ao paciente e do e próprio medico. Mas conseguimos com uma Clínica de Olhos Doutor Masayassu, e o município vai pagar mais de mil cirurgias”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, os que estão na fila podem ir até a prefeitura com a guia da cirurgia ou na Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, no Consórcio Intermunicipal de Saúde também serão feitos exames cardiológicos.  “Contratamos mais especialistas de fora e vamos resolver isso também”, disse o prefeito.

O critério para a realização dos exames e cirurgia é com relação aos que estão há mais tempo na fila ou os que possuem casos de urgência.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.